Para além de guardar os enfeites de Natal, o Dia de Reis tem importante significado aos cristãos

Botões de Compartilhamento

Se para alguns o dia 6 de janeiro pode ser só mais uma data, para o cristianismo ele é carregado de significado. É quando muitas famílias retiram e guardam os enfeites natalinos, sendo um dia simbólico e uma tradição religiosa, que remete ao nascimento de Jesus. Conhecido como Dia de Reis, a ocasião marca a visita dos três reis magos ao recém-nascido Jesus. É quando a fé cristã celebra a acolhida ao nascimento do Menino Jesus.

A história bíblica contada em Mateus, primeiro livro do Novo Testamento, diz que três magos vindos do Oriente foram guiados por uma estrela até o presépio para homenagear e adorar Jesus. Segundo um artigo escrito pelo o arcebispo de Santa Maria Dom Leomar Antônio Brustolin, não se tem muitos detalhes sobre a origem dos três homens, porém, a partir do século VI, a igreja passou a considerá-los reis e lhes nomeou pessoalmente, atribuindo a cada um deles características próprias. Melchior seria um homem branco, de proveniente da Europa e descendente de Jafé. Já Baltazar teria vindo seria um representante da raça amarela, vindo da Ásia e descendente de Sam. Por fim, Gaspar seria um homem negro, de origem africana e Cam seria o seu ancestral. De acordo com o religioso, essa procura dos três reis magos pelo menino representa as pessoas de diferentes raças, culturas e costumes que pretendem descobrir o mistério da vida e encontrar a verdade.

Outra importante parte da história que é cheia de simbolismos cristãos são os presentes entregues por estes viajantes. Ouro, mirra e incenso foram os itens que Jesus ganhou. Um de cada mago. Vem daí a tradição que conhecemos hoje de dar presentes no Natal. Segundo a religião, ao oferecer ouro, o rei mago Melchior demonstra reconhecimento de que, mesmo ainda bebê, Jesus seria o rei universal — já que esse elemento está ligado à realeza e à riqueza. Dado pelo rei mago Gaspar, o incenso serviu para mostrar que aqueles homens viam o recém-nascido como Deus, uma vez que o item era oferecido somente para as divindades. A mirra, presente do rei mago Baltazar , expressa, além da divindade, a humanidade de Cristo. Ao longo do tempo, a data se tornou popular e marca o encerramento dos festejos natalinos. E, por isso, é nesse dia que muitas famílias se reúnem para desmontar a árvore de Natal.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Confira os filmes que estreiam no Cine Gracher esta semana

Rotary Oxford realiza decoração de Natal na Praça Paul Harris

Deputada Paulinha cumpre agenda intensa em Rio Negrinho, anuncia investimentos e reforça bandeiras do mandato

O significado das comidas na ceia de Natal: tradição, fé e união à mesa

Ceia de Natal saborosa e econômica: ideias de pratos para agradar toda a família

Ceia de Natal bonita e econômica: como montar uma mesa charmosa sem gastar muito