Na tarde de quinta-feira (23), o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para conter um incêndio de grandes proporções em um complexo de lojas anexo à Igreja Matriz, na rua XV de Novembro, em Blumenau. O fogo começou no segundo pavimento do imóvel e rapidamente se alastrou pelos estabelecimentos no térreo.
As equipes atuaram por cerca de sete horas para combater as chamas e realizar o rescaldo. O trabalho coordenado conseguiu limitar o incêndio a uma área de aproximadamente 50 metros de largura, impedindo que o fogo atingisse imóveis vizinhos. Em seu auge, a operação contou com oito linhas de ataque simultâneas, tanto pela rua XV de Novembro quanto pelo pátio da Igreja Matriz.
O combate enfrentou desafios significativos, como a alta carga de incêndio devido à grande quantidade de roupas estocadas e o risco de colapso da estrutura histórica. Por questões de segurança, todas as ações foram realizadas externamente.
O Corpo de Bombeiros destacou problemas com a presença de curiosos que desrespeitaram os perímetros de isolamento, dificultando o trabalho das equipes e gerando riscos à segurança. Em alguns momentos, as ações precisaram ser interrompidas para afastar essas pessoas.
Participaram da operação 39 bombeiros militares, comunitários e voluntários de Blumenau, Gaspar, Timbó e Indaial, além de equipes da Defesa Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal de Trânsito e brigadistas de imóveis próximos. Foram utilizadas 14 viaturas do Corpo de Bombeiros e cinco caminhões-pipa, totalizando cerca de 250 mil litros de água.
A rua XV de Novembro permaneceu isolada, com acesso restrito à calçada oposta ao imóvel. Nesta sexta-feira (24), a perícia será iniciada para identificar as causas do incêndio, mantendo o trânsito na via suspenso durante os trabalhos.