No último sábado, 1º de fevereiro, um vídeo aéreo capturado por Iuri Sena (@iurisena) surpreendeu os amantes da natureza ao mostrar um cardume de raias-ticonha, uma espécie ameaçada de extinção, nadando na Praia de Canto Grande, localizada em Bombinhas, no Litoral Norte de Santa Catarina.
Nas imagens, é possível ver os animais movimentando-se calmamente entre os barcos, chamando a atenção pela sua beleza e pelo risco que enfrentam de desaparecer da fauna marinha.
A bióloga Ingrid Hyrycena, coordenadora do projeto Iconic Oceans no Brasil, explicou ao portal G1 que as raias avistadas pertencem ao gênero Rhinoptera, conhecidas como raias-ticonha. No entanto, devido à semelhança entre as duas espécies dessa variedade no Brasil, não foi possível identificar qual delas especificamente aparece no vídeo.
A única maneira de diferenciá-las seria através do número de placas dentárias, uma característica difícil de observar nas imagens.
Essas raias, que possuem um ferrão em suas caudas utilizado apenas em situações de extrema ameaça, são migratórias e podem percorrer grandes distâncias. Embora não possuam instinto agressivo, seu status de ameaçadas de extinção exige cuidados ao interagir com elas.
Para aqueles que se depararem com as raias nas águas de Canto Grande, a recomendação é manter uma distância segura. Não é necessário evitar o banho de mar caso as raias sejam avistadas, mas a orientação é entrar na água arrastando os pés para minimizar o risco de pisoteá-las. Fotografias e vídeos devem ser feitos à distância, sem tentar tocar ou alimentar os animais.