Romerito Trentini fala sobre o crescimento do esporte em Rio Negrinho e os planos do Vila Nova para 2025

Botões de Compartilhamento

Em uma entrevista com o Perfil Multi, o professor da Escola de Futebol do Vila Nova, Romerito Trentini, comenta sobre como foi o ano de 2024 para o Vila, fala sobre a importância da atividade física para crianças e adolescentes, o crescimento da procura por atividades físicas e muito mais.

PERFIL – “Como foi o ano de 2024 para o Vila Nova? As crianças vêm mostrando interesse em jogar futebol? Por que, com a tecnologia que temos hoje, muitas crianças acabam por não praticar atividades físicas?”

ROMERITO“Foi um ano muito bom, 2024. Tivemos uma procura muito grande, tanto dos garotos quanto das meninas. Nós atendemos crianças de 5 a 16 anos. Tivemos muitas competições, como o Estadual ACEF e o Circuito Norte Catarinense, no qual fomos campeões. Participamos também da SAMAS Cup em São Mateus do Sul. Além disso, trouxemos observadores técnicos para ver as crianças e agendar testes. Como você falou, antigamente as crianças vinham treinar para sair da rua. Hoje, os pais nos procuram para tirar os filhos do celular e do computador e incentivá-los a praticar uma atividade física, não necessariamente o futebol, mas sim qualquer atividade física.”

PERFIL – “Como você enxerga a procura por atividades físicas em Rio Negrinho? Nosso futebol sempre foi muito forte em relação à procura e ao número de pessoas praticando o esporte. Você acha que, de uns tempos para cá, a procura vem diminuindo?”

ROMERITO“O esporte em Rio Negrinho tem cada vez mais adeptos. A corrida de rua cresceu muito, assim como o futebol, vôlei e basquete. Desde a pandemia, percebemos que as pessoas estão se cuidando mais e praticando mais atividades físicas. Quem não gosta de academia busca outras opções, como montar um time de basquete ou começar a correr. Então, vejo que não apenas o futebol, mas o esporte em geral vem crescendo muito, e o órgão público tem aproveitado esse movimento para organizar competições.”

PERFIL – “Qual a expectativa para o ano de 2025 para o Vila Nova? Participar de mais competições? Trazer mais alunos?”

ROMERITO“Nossa meta para 2025 é focar na evolução de cada aluno e dar oportunidades para que as crianças participem de eventos. Vamos aumentar o número de eventos este ano, sejam jogos, viagens ou competições, além de trazer observadores técnicos. Em janeiro, tivemos uma copa na qual trouxemos José Emanuel, apelidado de Picolé, que é observador do São Paulo. Ele veio até Rio Negrinho e selecionou alguns meninos para levá-los até o CT do São Paulo, em Cotia, para fazer avaliações. Então, uma das nossas metas é essa: promover eventos e trazer observadores de grandes clubes para que as crianças sejam vistas. Isso, antigamente, era algo difícil, mas, graças a Deus, hoje temos um nome reconhecido no cenário do futebol e contatos para trazer esses profissionais.”

PERFIL – “Aquela criança que se destaca mais, que mostra mais dedicação e uma habilidade maior, aqui no Vila tem uma oportunidade de chegar ao cenário profissional?”

ROMERITO “Muitos pais pensam que a criança com 9 ou 10 anos já tem que ir para algum clube, mas hoje existe uma lei que determina que a criança só pode ser alojada dentro do clube a partir dos 14 anos. Então, as crianças que se destacam e chamam a atenção dos observadores têm sua família chamada para uma conversa. Explicamos a situação, marcamos as avaliações e o pai leva esse atleta para fazer os testes no clube.”

PERFIL – “Você comentou sobre as corridas de rua e, de um tempo para cá, tem se dedicado a uma equipe nesse esporte. De onde veio essa ideia?”

ROMERITO“Em 2019, iniciei os treinos funcionais e, em 2020, com a pandemia, houve uma grande procura por atividades ao ar livre, pois estava proibido praticar atividades físicas em locais fechados. Aproveitamos essa oportunidade e construímos dois estúdios de treinamento funcional, dando ao pessoal a chance de praticar uma atividade física diferente. Criamos uma equipe de corrida e, assim como outras equipes e assessorias, representamos nossa cidade pelo Brasil afora. Agora, neste sábado, dia 8 de fevereiro, iremos para Florianópolis, no Costão do Santinho, com quase 40 atletas para participar da Night Run Costão do Santinho, que é a maior corrida noturna de areia do Brasil. A corrida virou uma atração na região. Você só precisa de força de vontade para superar seus limites: calçar uma meia e um tênis, ir para a rua e correr. A sensação ao cruzar a linha de chegada é única.”