Santa Catarina no topo: indústria cresce 7,7% em 2024 e lidera ranking de estados brasileiros

Botões de Compartilhamento

A produção industrial de Santa Catarina em 2024 registrou forte crescimento de 7,7%, percentual acima do dobro da média nacional, que somou alta de 3,1% no mesmo período. O desempenho positivo também coloca Santa Catarina como líder no ranking dos estados brasileiros com a maior elevação do país. Os dados são do IBGE e foram divulgados nesta terça-feira, 11, por meio da Pesquisa Industrial Mensal (PIM).

“O setor industrial é um orgulho para Santa Catarina porque gera muita inovação, competitividade e empregos qualificados. Além disso, temos uma indústria diversificada, que se destaca em diversos segmentos, como alimentos, madeira, plásticos e indústria pesada. Essa qualidade é reconhecida lá fora com as exportações de produtos com alto valor agregado”, disse o governador Jorginho Mello.

O crescimento de 7,7% na produção industrial catarinense ao longo de 2024 é puxado por diversos segmentos. A fabricação de máquinas e equipamentos teve alta de 17,1% no período, já a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos acumulou elevação de 16,9%. A confecção de artigos do vestuário e acessórios avançou 10,3% e a metalurgia aumentou 10,1%. Outros segmentos, como fabricação de produtos de madeira (8,9%), fabricação de produtos alimentícios (4%) bem como fabricação de veículos automotores (3,6%) também registraram alta. Assim, dos 14 subsetores avaliados pelo IBGE, 13 tiveram aumento em 2024. Apenas a fabricação de móveis (-6,2%) oscilou negativamente.

Indústria de Santa Catarina é líder no ranking dos estados

Com a forte elevação de 7,7%, a produção industrial de Santa Catarina se destacou, portanto, como a que mais cresceu entre os 17 estados pesquisados pelo IBGE (o órgão considera apenas aqueles estados como participação relevante no setor). A indústria do Rio Grande do Norte (7,4%) ocupa o segundo lugar e o Ceará (6,9%) é o terceiro. Pará (5,7%) e Mato Grosso (5,4%) fecham o top 5. O ranking completo está no final desta matéria.

Vizinhos de Santa Catarina, o Rio Grande do Sul somou alta de 0,6%, enquanto o Paraná cresceu 4,2% no período. São Paulo (3,1%) ficou na média nacional, já Minas Gerais (2,5%) e Rio de Janeiro (0,1%) ficaram, portanto, abaixo da média.

“O Governo de Santa Catarina, por determinação do governador Jorginho Mello, tem dado atenção especial para nossa indústria. O Prodec, por exemplo, que é um programa especializado para incentivar o setor, bateu recorde em 2024 fomentando investimentos privados no estado. Investir em Santa Catarina é decisão acertada porque o governo está ao lado do empreendedor por meio de crédito, incentivo e desburocratização”, afirmou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck. 

Indústria nacional cresceu 3,1% em 2024

Conforme os dados do IBGE, a indústria brasileira acumulou alta de 3,1% entre janeiro e dezembro de 2024. Nesse sentido, a indústria da transformação (3,7%) puxou a alta, em detrimento das indústrias extrativas (0%). A produção de bens de capital (9,1%) teve destaque. A fabricação de bens intermediários (2,5%) bem como de bens de consumo (3,5%) também cresceram.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

NOTA DE FALECIMENTO

NOTA DE FALECIMENTO

Câmara de Vereadores de Rio Negrinho define comissões permanentes para os trabalhos legislativos

Último período de matrículas na rede estadual de ensino de SC começa nesta terça-feira

Proteção e fé: terça-feira tem missa com bênção da garganta na Igreja Matriz e em Volta Grande

Rio Negrinho realiza os primeiros mutirões do programa Pet Levado a Sério do ano