Maior assaltante e sequestrador em atividade de Santa Catarina morre em confronto contra a polícia

Botões de Compartilhamento

Rio do Sul, SC – Um homem apontado como o “maior assaltante e sequestrador em atividade em Santa Catarina” morreu em confronto com policiais civis da Delegacia de Roubos e Antissequestro da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DRAS/DEIC) na manhã desta sexta-feira (14). O embate ocorreu em um sítio na área rural de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, onde ele vivia há sete meses utilizando um nome falso.

Foto: PCSC

De acordo com a Polícia Civil, ao ser abordado, o suspeito reagiu com uma pistola e foi alvejado, morrendo no local. Ele estava foragido e possuía condenações por múltiplos assaltos a bancos na Serra Catarinense, com penas que somavam aproximadamente 60 anos de reclusão.

Histórico criminal

O homem era investigado por participação em pelo menos quatro grandes crimes registrados entre 2023 e 2024 em Santa Catarina. O primeiro caso aconteceu em Santa Cecília, quando o gerente do Banco do Brasil foi sequestrado em sua residência e levado até a agência bancária para acessar o cofre. O crime foi frustrado, e os assaltantes fugiram sem levar dinheiro. Durante a fuga, um dos criminosos morreu ao se deparar com a Polícia Militar na BR-470, em Ibirama.

Em julho de 2024, um grupo de criminosos invadiu um clube de tiro em Itaiópolis, no Planalto Norte, rendeu funcionários e roubou mais de 80 armas. Já o último crime atribuído ao suspeito ocorreu em Santa Terezinha, também no Planalto Norte. Na ocasião, o gerente de uma agência bancária foi sequestrado em casa e levado até o banco, onde os criminosos conseguiram roubar todo o dinheiro disponível.

Operação policial e desfecho

A Polícia Civil vinha monitorando o suspeito há meses e conseguiu localizá-lo no sítio em Rio do Sul. Durante a tentativa de prisão, ele reagiu à abordagem e foi morto no confronto. A ação foi coordenada pela DRAS/DEIC, que reforçou o empenho na repressão a crimes violentos no estado.

Com sua morte, a polícia acredita ter desarticulado uma das principais lideranças do crime organizado voltado a assaltos a bancos em Santa Catarina. As investigações continuam para identificar e prender outros possíveis envolvidos nos delitos cometidos pelo grupo.