FACISC mobiliza Fórum Parlamentar Catarinense para que aportes à tecnologia sejam mantidos pelo Governo Federal

Botões de Compartilhamento

A notícia da suspensão de novos projetos de financiamento por parte da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), vinculada ao Ministério Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), motivou a movimentação do setor produtivo catarinense, nesta semana. A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), encaminhou um ofício ao Fórum Parlamentar Catarinense, em Brasília, solicitando apoio para que os aportes sejam mantidos.

O presidente da FACISC, Elson Otto, explica que a medida pode prejudicar o robusto ecossistema da inovação catarinense, que integra indústria, tecnologia e pesquisa, com parques tecnológicos, centros de inovação e instituições de ensino “que fomentam novos negócios e avanços em setores estratégicos”.

“Precisamos garantir a continuidade desses investimentos para preservar a posição de liderança de Santa Catarina na inovação. São indispensáveis alternativas que viabilizem a retomada dos financiamentos”, destaca Otto.

Na circular MCTI DOCD 03/25, o gerente do Departamento de Operações de Crédito Descentralizadas (DOCD), Gustavo da Cruz Barcelos de Souza, justifica que a submissão de novos projetos de financiamento foi suspensa porque “o limite de recursos estabelecido para 2025 foi atingido em tempo recorde”. Além disso, o secretário e os congressistas tratarão da redução do orçamento do fundo da Finep de R$ 12,7 bilhões no ano passado para R$ 10,3 bilhões em 2025.

Viagem a Brasília – Em suas redes sociais, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, anunciou que iria a Brasília, nesta semana, para tentar reverter a situação. “São MILHÕES de reais em investimentos que foram suspensos da noite para o dia. Projetos enquadrados e na fila para contratação foram sumariamente ‘desenquadrados’. Ainda pior é a justificativa dada. Absurda e que parece questionar a inteligência do empresário catarinense! Como que o limite projetado para todo 2025 foi atingido em poucos dias do ano? Santa Catarina não vai aceitar isso e vamos em comitiva – governo e setor produtivo – a Brasília sensibilizar o MCTI e a FINEP para reconsiderarem a decisão!”, escreveu Fett no seu perfil no Instagram.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Balé, dança e oficina infantil marcam a programação do Doce Natal no MAK Center neste sábado

Inscrições para o Programa Defesa Civil na Escola 2026 encerram nesta sexta-feira

Obras de recapeamento são realizadas na Rua Francisco Paulo Ferreira

Rio Negrinho: Rua Dom Pio de Freitas é interditada nesta terça-feira (16)

Campo Grande levanta a taça e conquista o título do Distrital de Futebol Suíço 2025

São Bento do Sul conquista, pelo segundo ano consecutivo, o 1º lugar nacional em Educação no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025