FACISC mobiliza Fórum Parlamentar Catarinense para que aportes à tecnologia sejam mantidos pelo Governo Federal

Botões de Compartilhamento

A notícia da suspensão de novos projetos de financiamento por parte da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), vinculada ao Ministério Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), motivou a movimentação do setor produtivo catarinense, nesta semana. A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), encaminhou um ofício ao Fórum Parlamentar Catarinense, em Brasília, solicitando apoio para que os aportes sejam mantidos.

O presidente da FACISC, Elson Otto, explica que a medida pode prejudicar o robusto ecossistema da inovação catarinense, que integra indústria, tecnologia e pesquisa, com parques tecnológicos, centros de inovação e instituições de ensino “que fomentam novos negócios e avanços em setores estratégicos”.

“Precisamos garantir a continuidade desses investimentos para preservar a posição de liderança de Santa Catarina na inovação. São indispensáveis alternativas que viabilizem a retomada dos financiamentos”, destaca Otto.

Na circular MCTI DOCD 03/25, o gerente do Departamento de Operações de Crédito Descentralizadas (DOCD), Gustavo da Cruz Barcelos de Souza, justifica que a submissão de novos projetos de financiamento foi suspensa porque “o limite de recursos estabelecido para 2025 foi atingido em tempo recorde”. Além disso, o secretário e os congressistas tratarão da redução do orçamento do fundo da Finep de R$ 12,7 bilhões no ano passado para R$ 10,3 bilhões em 2025.

Viagem a Brasília – Em suas redes sociais, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, anunciou que iria a Brasília, nesta semana, para tentar reverter a situação. “São MILHÕES de reais em investimentos que foram suspensos da noite para o dia. Projetos enquadrados e na fila para contratação foram sumariamente ‘desenquadrados’. Ainda pior é a justificativa dada. Absurda e que parece questionar a inteligência do empresário catarinense! Como que o limite projetado para todo 2025 foi atingido em poucos dias do ano? Santa Catarina não vai aceitar isso e vamos em comitiva – governo e setor produtivo – a Brasília sensibilizar o MCTI e a FINEP para reconsiderarem a decisão!”, escreveu Fett no seu perfil no Instagram.

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Obras de reforma e revitalização do Aeroporto Evaristo Stoeberl são iniciadas em Rio Negrinho

Nota de Falecimento

Temporal com granizo causa alagamentos e prejuízos no Meio-Oeste de SC

NOTA DE FALECIMENTO

Programa “CNH Emprego na Pista” oferece 75 vagas em Rio Negrinho para curso de motofrete

Cemitérios de Rio Negrinho passam por limpeza e recebem missas neste Dia de Finados