O estado de saúde do papa Francisco, de 88 anos, que segue hospitalizado desde o dia 14, continua gerando preocupação na Igreja Católica. O pontífice foi internado devido a uma pneumonia nos dois pulmões. No final de semana, seu quadro clínico teve o acréscimo de insuficiência renal leve.
Caso Francisco renuncie ou venha a falecer, três cardeais catarinenses estarão entre os elegíveis para votar e até mesmo serem escolhidos como novo líder da Igreja Católica em um eventual conclave.
Entre os nomes de Santa Catarina, um mafrense, que já esteve entre os candidatos em 2013, mais uma vez aparece na lista: Dom João Braz de Aviz. O religioso nasceu na localidade de Avencal do Meio, em Mafra, em 24 de abril de 1947.
João Braz de Aviz é um cardeal católico romano brasileiro, prefeito emérito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano. Ascendeu ao posto de cardeal em janeiro de 2012, após ser nomeado pelo Papa Bento XVI.
Família e educação
É um dos oito filhos de João Avelino de Aviz e de Juliana Hack de Aviz. Dentre seus irmãos, José Amauri de Aviz, também foi sacerdote da Igreja Católica Romana. Durante a sua infância, com a família, se instalou na cidade de Borrazópolis, no Paraná. Com a idade de onze anos, em 21 de abril de 1958, ingressou no Seminário São Pio X, dos padres do Pontifício Instituto para as Missões Estrangeiras, na cidade de Assis, interior de São Paulo, onde estudavam os seminaristas menores da Diocese de Londrina.
Aviz estudou Filosofia na cidade de Curitiba, no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, e na cidade de Palmas, interior do Paraná. Concluído o curso de Filosofia, seguiu para Roma, onde cursou a faculdade de Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana.