Na manhã desta quinta-feira (27), uma grande operação policial foi deflagrada em Xaxim, no Oeste de Santa Catarina, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão em residências e estabelecimentos comerciais nos bairros Santa Terezinha e Centro. A ação faz parte da segunda fase da Operação Presente Indesejado, que investiga uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas em larga escala na região.
De acordo com o delegado da Polícia Civil, Vagner Papini, a organização tem uma estrutura complexa, com divisão de funções e um esquema financeiro sofisticado para lavar os lucros obtidos com o tráfico. O grupo gerencia a venda e o transporte de entorpecentes, sem se expor diretamente com as drogas, o que torna suas atividades ainda mais difíceis de detectar.
Durante a operação, uma mulher de 45 anos foi presa em flagrante por tráfico de drogas. Ela foi detida após tentar fugir da abordagem policial e estava em posse de cerca de 50 gramas de cocaína, uma balança de precisão, dinheiro e uma máquina de cartão utilizada para transações ilegais.
Além da prisão, outros materiais importantes foram apreendidos nas residências alvo da operação, que passarão por perícia e serão utilizados nas investigações para reforçar as provas contra a organização criminosa.
A operação contou com a participação de 35 policiais civis e militares, sob coordenação da Delegacia de Polícia Civil de Xaxim, e com apoio de diversas unidades da 16ª Delegacia Regional de Xanxerê, do Serviço Aeropolicial de Fronteira (SAER) e da Polícia Militar.
A primeira fase da operação ocorreu em 19 de dezembro de 2024, e com essa nova ação, as investigações seguem avançando na luta contra o tráfico de drogas na região.