Hoje, 7 planetas do sistema solar estarão visíveis ao mesmo tempo no céu. Mercúrio, Vênus, Marte e Júpiter estarão visíveis a olho nu, já Netuno e Urano poderão ser vistos com o auxílio de binóculos e pequenos telescópios.
Você sabia que o nome “alinhamento planetário” não quer dizer que os planetas estarão em linha reta no espaço, e sim que a nossa visão deles vai fazer parecer que estão alinhados? Esse fenômeno também pode ser chamado de “desfile dos planetas”.
Para observar, é necessário se afastar de lugares com poluição luminosa. Áreas rurais e montanhas são as melhores localizações. E buscar o auxílio de aplicativos astronômicos pode ajudar a encontrar os astros mais facilmente e com mais precisão.
O melhor momento é cerca de 30 minutos após o pôr do sol. Já que, neste período, o céu ainda não está completamente escuro. Mas o tempo para observação é curto, pois planetas como Vênus, Saturno e Netuno descem rapidamente e desaparecem da nossa visão.
Um professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, chamado Roberto Costa explica sobre a possível influência desses eventos sobre a Terra.
“Os planetas estão muito distantes e suas forças gravitacionais são insignificantes para afetar nosso planeta. Trata-se apenas de um belo espetáculo para ser admirado”, afirmou em um artigo publicado no site da universidade.
Agora é se preparar para observar o fenômeno e torcer para que nada atrapalhe a sua visão! Esse é um fenômeno raro e só irá se repetir em cerca de 11 anos.