Assessoria Jurídica da Câmara de Vereadores emite parecer negativo para projeto de decreto sobre o Colégio São José

Botões de Compartilhamento

O projeto de decreto legislativo proposto pelos vereadores Anderson Castro, Nedlin Sacht Padilha, Manoel Alves Neto e Ronei Lovemberger, que visava anular o decreto da prefeitura para a desapropriação do Colégio Cenecista São José, recebeu parecer negativo da assessoria jurídica da Câmara de Vereadores.

A informação foi divulgada na noite de segunda-feira (5) durante a sessão ordinária, quando o  vereador Ronei Lovemberger informou que o parecer jurídico foi desfavorável ao projeto, alegando que a matéria não compete aos vereadores. “Com o parecer jurídico, o projeto agora segue para análise das comissões, e acredito que não será aprovado para votação em plenário. Respeito a opinião da assessora jurídica, cada um tem o direito de expressar sua opinião”, declarou o vereador.

Conclusão do Parecer

“Diante das considerações expostas, do ponto de vista da constitucionalidade e juridicidade, esta consultoria jurídica opina pela rejeição do projeto de decreto legislativo nº 02/2025, por não preencher os pressupostos legais para sua admissibilidade.”

Apesar do parecer jurídico desfavorável, é importante ressaltar que ele é meramente opinativo e não substitui o parecer das Comissões Permanentes da Câmara. As comissões, compostas por representantes do povo, têm a prerrogativa de emitir pareceres com força efetivamente legítima no âmbito do Parlamento.

Além disso, o parecer jurídico não possui força vinculante, e os membros da Câmara podem ou não utilizar seus fundamentos. Caso os vereadores considerem o projeto viável, poderão submeter a matéria à votação em plenário, apresentando suas considerações.

Notícias mais lidas

Tragédia no interior de Major Vieira: criança de 5 anos morre atropelada por trator

Maitaca-verde é resgatada e recebe cuidados para reabilitação

Morre Preta Gil, aos 50 anos, após a luta contra o câncer

Jovens ficam feridas após queda de motocicleta na SC-112 em Rio Negrinho

Idoso morre após sair da pista com moto na SC-112 em Rio Negrinho

Últimas notícias

IMA divulga relatório de balneabilidade de julho

Polícia deflagra operação contra mulher que perseguiu e difamou padre por mais de um ano em SC

Isenção parcial em tarifaço preocupa Santa Catarina, e Facisc reforça defesa por negociação ampla com os EUA

Câmara de Vereadores de Rio Negrinho tem nova diretora: Carolina Draczynski assume função com apoio de vereadores e servidores

Rede municipal de ensino retorna às aulas na próxima segunda-feira (4) em São Bento do Sul

Câmbio Verde arrecada mais de 6 toneladas de recicláveis em São Bento do Sul