Santa Catarina registra aumento de laqueaduras e vasectomias após dois anos da lei que ampliou o acesso

Botões de Compartilhamento

Dois anos após a implantação da Lei 14.443/2022, que entrou em vigor em março de 2023 e traz mudanças nas regras para realizar laqueadura e vasectomia, mulheres e homens têm conquistado e ampliado direitos importantes relacionados ao planejamento familiar. Em Santa Catarina, com a nova regulamentação foi possível chegar a um aumento de 66,7% no número de laqueaduras e a 15,9% em vasectomias, na comparação entre os anos de 2023 e 2024, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: Freepik/Imagem ilustrativa

No total, no ano passado, 9.147 mulheres se submeteram ao procedimento de laqueadura e 8.703 homens às vasectomias em todo o estado. Números significativamente superiores aos de 2023, em que foram realizadas 5.488 laqueaduras e 7.510 vasectomias. 

O avanço no acesso aos procedimentos de planejamento familiar em Santa Catarina foi possibilitado por uma significativa modificação nas exigências para a sua realização. Entre elas, destaca-se a dispensa do consentimento do cônjuge para realizar as esterilizações. Além disso, a idade mínima para fazer uma laqueadura foi reduzida de 25 para 21 anos. Para mulheres que já possuem pelo menos dois filhos, não há mais limite de idade para o procedimento.

A Lei também prevê que a laqueadura possa ocorrer no momento seguinte à cesárea, evitando que a mulher passe por duas cirurgias. Esse benefício reduz os riscos de complicações cirúrgicas e a taxa de ocupação de leitos hospitalares.

“Estamos atuando para aumentar os serviços e cirurgias realizadas no estado. Essa ação aliada à alteração das regras para laqueadura e vasectomia estão garantindo a ampliação do acesso a esses procedimentos em Santa Catarina. A nova lei, que entrou em vigor em março de 2023, impactou positivamente muitas pessoas que buscam exercer seu direito ao planejamento familiar. E seguimos comprometidos em promover os direitos dos cidadãos e ampliar o acesso a serviços de saúde essenciais, reconhecendo que o planejamento familiar é fundamental para o bem-estar da população”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

Para realizar os procedimentos, o usuário do SUS deve se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência e expressar a vontade de utilizar o método. O profissional de saúde dará as orientações de como proceder.

Laqueadura

A laqueadura, também conhecida como ligadura de trompas, é um procedimento cirúrgico com finalidade contraceptiva, que impede a gravidez. O procedimento tem duração de 40 minutos a uma hora e pode ser indicado em situações em que uma nova gravidez representa risco à saúde da mulher.

Vasectomia

A vasectomia é uma cirurgia de baixa complexidade realizada com anestesia local, que bloqueia o transporte de espermatozoides. O procedimento leva entre 15 e 20 minutos e não requer internação. Após a cirurgia, é recomendado o uso de outro método contraceptivo por um período mínimo de 90 dias.

Fonte: Agência de Notícias SECOM

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Capela mortuária do parque da Colina volta a atender a comunidade após reforma

Motociclista fica ferido em colisão com caminhão na SC-418, em São Bento do Sul

Médicos alertam: esses sintomas podem indicar câncer em estágio inicial

Bolsonaro recebe alta hospitalar; laudo aponta câncer de pele

Rio Negrinho oferece cursos profissionalizantes gratuitos em parceria com o SENAI

Conselho Municipal de Saúde aprova novo Protocolo de Acesso a Consultas e Exames em Rio Negrinho