Santa Catarina registra queda nos índices de criminalidade durante o Carnaval

Botões de Compartilhamento

Santa Catarina consolida, mais uma vez, a posição como o estado mais seguro do Brasil. Durante os eventos de carnaval, as cidades registraram quedas em indicadores de criminalidade. Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública revelam uma redução significativa em crimes como roubo, furto, lesão corporal dolosa, vias de fato e importunação sexual. O levantamento considerou o período de 28 de fevereiro, início do carnaval, até as 13h da quarta-feira de cinzas, dia 5, abrangendo todo o território catarinense.

Fotos: Leo Munhoz/Secom SC

Entre os destaques comparados com 2024, estão queda de 52,6% em roubo, 43,8% em furto, diminuição de 32,3% em lesão corporal dolosa, redução de 42,8% em vias de fato e uma queda expressiva de 73,2% em importunação sexual.

“Esses indicadores mostram que a valorização dos nossos policiais, que trabalham arduamente nas ruas, reflete diretamente na proteção da população. Continuaremos investindo em tecnologia, inteligência e capacitação para manter Santa Catarina como referência em Segurança Pública”, destacou o governador Jorginho Mello.

Roubo e furto de celulares também apresentaram recuos históricos. Houve redução de 62,7% em roubo de celulares em comparação com o ano anterior. Para se ter ideia, em 2022 foram 103 casos, em 2023 86 casos, em 2024 somaram 83 casos e em 2025 caiu para 31 casos — o menor número dos últimos anos.

Furto de celular reduziu em 42,1% se comparado com o mesmo evento no ano passado, em 2025 foram 1.092 casos, contra 1.885 em 2024 e 1.193 em 2023.

“A redução significativa dos crimes é fruto de operações bem coordenadas entre todas as nossas Forças de Segurança, aliadas ao uso inteligente de dados e recursos. Nosso objetivo foi garantir que os catarinenses aproveitassem esses eventos com tranquilidade”, destacou o secretário de Segurança Pública em exercício, coronel Sinval Santos da Silveira.

Os dados foram compilados pela Diretoria de Inteligência Estratégica, com a participação da Gerência de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina.

Fonte: Rede Catarinense de Notícias

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Mulher grávida e homem são socorridos após agressão em Campo Alegre

Polícia Militar prende dois homens por posse ilegal de arma de fogo, munições e drogas em Rio Negrinho

NOTA DE FALECIMENTO

Carro é encontrado capotado às margens da SC-418 em Campo Alegre

Motociclista é levado ao hospital com suspeita de múltiplas fraturas após colisão com carro em São Bento do Sul

EMEB Menino Jesus é oficialmente entregue após ampla reforma e modernização