Em temporada mais longa, Corpo de Bombeiros Militar registra 3,6 mil vidas salvas

Botões de Compartilhamento

A alta temporada da Estação Verão 2024/2025 terminou nesse domingo, 9, totalizando 84 dias de operação, a mais longa dos últimos três anos. De 16 de dezembro de 2024 a 9 de março de 2025, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) salvou 3.608 pessoas, houve ainda uma redução proporcional no número de mortes em relação a temporadas anteriores, com 38 mortes confirmadas por afogamento durante os 84 dias, sendo que na temporada passada foram 39, em 65 dias.

Foto: Roberto Zacarias

Os números evidenciam a eficácia das ações preventivas e de segurança implementadas pelo CBMSC, durante a alta temporada que registrou aumento do fluxo de turistas no estado.

Em relação às prevenções, mais de 13 milhões de ações foram realizadas pelos guarda-vidas. Entre as principais atividades, estão os avisos verbais, apitos, colocação de bandeiras nas praias e orientações aos banhistas.

No mesmo período, 4.221 crianças foram encontradas com o auxílio de guarda-vidas, sendo um provável reflexo do aumento de turistas neste ano, o maior número registrado nas últimas três temporadas. As ocorrências com lesões por água-viva tiveram um índice menor do que em temporadas anteriores, com 27 mil casos registrados.

De acordo com o coronel Fabiano de Souza, comandante-geral do CBMSC, a organização e gestão realizada pela corporação foi determinante para o sucesso da alta temporada da Estação Verão: “nesta temporada, Santa Catarina bateu recorde de turistas. Ainda assim, o Corpo de Bombeiros Militar garantiu a segurança dos catarinense e turistas, graças ao sério trabalho dos guarda-vidas civis voluntários e aos recursos destinados pelo Governo do Estado à corporação, que realizou uma gestão séria e competente”.

Programa Golfinho

Voltado para crianças, o Programa Golfinho é oferecido gratuitamente e busca ensinar noções de cidadania, respeito ao próximo e à natureza, além de reforçar medidas de segurança aquática. A iniciativa, que já beneficiou milhares de crianças em todo o estado, é uma das principais ferramentas preventivas do CBMSC para reduzir os índices de acidentes nas praias.

Criado em 1998, o programa é gratuito para crianças de 7 a 11 anos e tem duração total de 10h, podendo variar conforme a equipe de instrutores. Ele ocorre durante o ano inteiro em cidades do interior do estado e, para prevenção em praias, durante a Estação Verão, geralmente entre dezembro e março.

Na alta temporada 2024/2025, 7.895 crianças foram certificadas no Programa Golfinho, em todo o estado.

Foto: Roberto Zacarias / SECOM

Com informações da Agência de Notícias SECOM

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Segunda escolha de vagas para ACTs da rede estadual de ensino de SC tem início e vai até quinta

Reforma de escadaria no bairro Ceramarte melhora acesso entre duas ruas

Polícia Civil prende homem por maus-tratos contra animal e ameaça em Rio Negrinho

Celesc investe cerca de R$ 1 milhão em drones para reforçar segurança, manutenção preventiva e reduzir desligamentos

Sistema do INSS ficará fora do ar nesta quarta, quinta e sexta-feira

Projeto Em Campo abre inscrições e transforma o futebol em oportunidade para crianças e adolescentes