Santa Catarina registra desvalorização no preço pago ao produtor da banana-caturra

Botões de Compartilhamento

Entre janeiro e fevereiro de 2025, o mercado de bananas em Santa Catarina apresentou uma queda de 22,7% nos preços pagos ao produtor da banana-caturra devido ao aumento da oferta.

Por outro lado, a banana-prata registrou uma valorização de 2,8%, impulsionada pela melhoria na qualidade da fruta e pelo aumento da demanda. Esses dados estão no Boletim Agropecuário de março, publicação mensal do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) que reúne informações conjunturais das safras e dos mercados dos principais produtos agropecuários do Estado. 

Foto: Freepik

De acordo com analista de socioeconomia e desenvolvimento rural da Epagri/Cepa, economista Rogério Goulart Júnior, neste ano a banana-caturra apresentou um aumento de 17% na produção em relação ao ano anterior, com estimativa de 626 mil toneladas de variedade a ser colhida. 

Com o aumento da oferta ocorreu uma desvalorização nos preços pago aos produtores nestes dois primeiros meses de 2025, chegando a mais de 50% em relação ao ano anterior, que apresentou menor oferta. Porém, mesmo diante deste cenário o fruticultor está conseguindo manter a margem adequada, pois apesar do preço da fruta estar baixo o produtor está ganhando na quantidade vendida, ” explica Rogério.

Já a banana-prata, entre janeiro e fevereiro deste ano, apresentou os preços valorizados mesmo com o aumento estimado de 15% na produção, totalizando 138 mil toneladas no estado.

“Isso ocorreu devido à melhoria da qualidade da fruta em função dos tratos culturais e o aumento na demanda sazonal com a volta às aulas, já que a variedade é um dos principais itens da alimentação escolar”, afirma o analista.

Mercado da banana em março

Rogério complementa que no mês de março a expectativa é de desvalorização nos preços ao produtor em torno de 1,5% com o aumento da oferta da banana-caturra e de valorização da banana-prata em 8,1%, devido à melhoria na qualidade por conta das temperaturas mais amenas nas regiões produtoras. 

Conforme o analista, as expectativas da banana-caturra para o mês de março são de redução dos preços, porém com uma queda menor que nos meses anteriores. “Já com a banana-prata os preços devem continuar estabilizados com pequena tendência de alta no valor pago ao produtor”, comenta o economista. 

As expectativas da banana-caturra para o mês de março são de redução dos preços, porém com uma queda menor que nos meses anteriores

No mercado nacional, as bananas-nanica e prata apresentam tendência de desvalorização das cotações nos próximos meses com perspectiva de aumento na oferta e demanda. No comparativo de safras de 2023/24 e 2024/25, a estimativa é de aumento de 16,8% na produção de banana (764,1 mil toneladas) em relação à da safra anterior (653,9 mil toneladas) com acréscimo de 2,6% na área em produção, passando para 28,4 mil hectares. 

Fonte: Epagri

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Homem condenado a 10 anos de prisão por tráfico de drogas é preso em São Bento do Sul

FOTOS: Defesa Civil confirma ocorrência de tornado com ventos de 80 Km/h em Itaiópolis

Formatura do Programa Saber Ambiental celebra aprendizado em Rio Negrinho

Trabalhador é resgatado após ficar preso em cadeirinha de segurança em edifício no Centro de São Bento do Sul

Desabamento em obra no Centro de Blumenau deixa um trabalhador morto e quatro feridos

Centro de Especialidades Médicas de São Bento do Sul deve ser concluído em junho de 2026