Operação Tolerância Zero: Polícia Civil prende 10 pessoas envolvidas nos atos criminosos ocorridos em outubro de 2024 em SC

Botões de Compartilhamento

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO/DEIC) deflagrou nesta quinta-feira, 20, a operação policial Tolerância Zero para dar cumprimento a 24 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão contra integrantes de organização criminosa envolvidos nos atos criminosos ocorridos no dia 19 de outubro, na região de Grande Florianópolis. Os mandados foram cumpridos em Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça.

Foto: Leo Munhoz / SECOM

O delegado titular da DRACO, que coordenou a operação, Antônio Claudio Seixas Jóca, informou que 10 pessoas foram presas, sendo que três delas foram em flagrante delitos. Também foram apreendidos dois veículos de luxo, equipamentos eletrônicos, drogas, armas, munições e carregadores.

Em entrevista coletiva o delegado-geral Ulisses Gabriel, disse que a operação é uma resposta aos atos de vandalismo que ocorreram em outubro passado. “O governador Jorginho nos pediu tolerância zero com os criminosos que cometeram estes atos e, dada à complexidade deste caso, pedimos que a DEIC assumisse a investigação.”

Foto: Leo Munhoz/SECOM

O delegado-geral acrescentou que esta foi uma operação de alto risco porque envolvia membros de facção criminosa. “Ataques a ônibus, às pessoas e ao Estado terão resposta à altura”, afirmou o delegado Ulisses.

Ulisses Gabriel ainda enalteceu o trabalho da PMSC, do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Científica, instituições fundamentais para cessar os ataques e identificar dos autores.

O delegado Daniel Régis, titular da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), assinalou que mais de 150 profissionais atuaram na operação de hoje. “Os policiais civis que participaram da operação atuam no estado e estão mais ambientados nas investigações que envolvem organizações criminosas. A investigação permanece em curso e vamos continuar respondendo à altura”, assinalou o diretor da DEIC.

O delegado Jóca pontuou que a operação Tolerância Zero é uma sequência da investigação que a DRACO iniciou logo após o registro dos fatos em outubro do ano de 2024, quando as forças de segurança identificaram e prenderam 18 envolvidos nos incêndios de veículos e obstrução de vias públicas.

Relembre o caso

No dia 19 de outubro de 2024, 10 integrantes da organização criminosa, fortemente armados, tentaram sem sucesso invadir, por mais de uma vez, uma comunidade localizada na região Norte da Ilha. Os invasores se esconderam no mato, sendo então determinado pela cúpula da facção a prática de diversos atos violentos na região da Grande Florianópolis com o objetivo de diminuir a presença policial no Norte da Ilha.

Foi então que houve o fechamento momentâneo, pelos criminosos, de vias públicas com a queima de veículos e ataques a tiros contra as forças de segurança.

Após esses atentados, foi realizado um minucioso trabalho de investigação pela equipe da DRACO/DEIC, coordenada pelo Delegado de Policia Antonio Claudio Jóca, na qual foram identificados todos os integrantes do grupo invasor, além das lideranças da facção que atuaram direta ou indiretamente nos ataques.

O trabalho de investigação da DRACO/DEIC continua e somente será concluído com a identificação de todos os envolvidos nos ataques criminosos ocorridos em outubro de 2024.

Com informações da Agência de Notícias SECOM

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Caminhoneiro de 56 anos morre após ser esmagado pela cabine da própria carreta em SC

Caio Treml assume presidência da AMUNESC e região recebe R$ 10 milhões em investimentos

Crianças participam de passeio educativo no Parque das Aves

Confira a previsão do tempo para o fim de semana em SC

Carnaval com descontos imperdíveis: MAK Center promove bazar com até 60% off por dois dias

Estufa de secagem de tabaco é parcialmente destruída por incêndio em Irineópolis