Uma cirurgia inédita em Santa Catarina foi realizada na última sexta-feira (21), no Hospital Dona Helena, em Joinville, para trazer mais qualidade de vida à pequena Isadora, de apenas 6 anos, natural de Rio Negrinho.
A menina, que sofreu um acidente há três anos e desde então depende de ventilação mecânica, foi submetida ao implante de um marcapasso diafragmático — um dispositivo que estimula o funcionamento do diafragma e promete reduzir a dependência de aparelhos respiratórios.
O procedimento, inédito no estado, foi coordenado pelo médico Adrian Schner, especialista em cirurgia torácica minimamente invasiva. A cirurgia teve duração de cerca de duas horas e envolveu uma equipe multidisciplinar, incluindo pediatras, neurologistas, pneumologistas e cirurgiões torácicos.
Segundo os pais de Isadora, que compartilham atualizações sobre sua recuperação no perfil @juntos_pela_isadora, o marcapasso foi importado após um longo processo de busca e negociação.
Foi um processo difícil, mas não desistimos no primeiro ‘não’. Lutamos para conquistar
relataram os familiares nas redes sociais
No sábado (23), dois dias após a cirurgia, Isadora recebeu alta da UTI e já iniciou os testes com o novo dispositivo. Segundo a família, ela permanece com o respirador, mas agora alterna períodos com o marcapasso ativado, para estimular aos poucos o funcionamento do diafragma, que ficou parado por três anos.
A expectativa é que, com o tempo e o suporte da fisioterapia, a criança possa conquistar mais autonomia e qualidade de vida. Um vídeo divulgado pelo Hospital Dona Helena mostra detalhes do procedimento e da importância da cirurgia para a qualidade de vida da menina.