Univille sediou conferência do SC Mais Inovação para a região de São Bento do Sul

Botões de Compartilhamento

A Univille sediou, na quarta-feira (26), a Conferência Microrregional de Inovação do programa estadual SC Mais Inovação, em São Bento do Sul. O evento reuniu prefeitos, secretários municipais de desenvolvimento econômico, vereadores, representantes de associações empresariais de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre, além de instituições de ensino e entidades ligadas ao setor de tecnologia e inovação.

A conferência apresentou as estratégias do programa, que pretende movimentar R$ 600 milhões, fortalecendo a inovação para impulsionar o desenvolvimento econômico em Santa Catarina. O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, destacou as duas frentes principais da iniciativa: dar suporte às prefeituras na implementação de legislações que incentivem a inovação e facilitar o acesso das empresas a leis de fomento e incentivos fiscais para viabilizar projetos inovadores com apoio das universidades.

Durante o evento, os participantes também conheceram a plataforma iCatarina, já disponível online, que centraliza informações e oportunidades do SC Mais Inovação. O Sistema Acafe, responsável pela execução do programa, apresentou as estratégias adotadas para sua implementação.

Na região, a Univille desempenha um papel central no programa. Além de coordenar a iniciativa em nível local, a universidade é a atual gestora do Centro de Inovação do Planalto Norte. Para o diretor do Inovaparq/Univille, Paulo Bousfield, essa estrutura fortalece o suporte a prefeituras, câmaras municipais, órgãos públicos e empreendedores dentro do chamado “Tratado da Inovação”. “A inovação é indispensável em qualquer instituição, seja pública ou privada. Sem ela, os negócios perdem competitividade”, ressaltou.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bento do Sul, Andrea Tamanini, destacou que o Planalto Norte vive um novo momento. “Agora, conseguimos alinhar políticas públicas entre as prefeituras e facilitar o acesso das empresas a incentivos, algo essencial para transformar inovação em resultados concretos. Com essa estrutura e conexões fortalecidas, o Planalto Norte poderá alcançar um novo patamar de desenvolvimento”, afirmou.

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

PM prende dois homens após tentativa de fuga e apreende arma de fogo e grande variedade de drogas em Rio Negrinho

VÍDEO: Após morte de tutor, 16 cães são encontrados em desnutrição extrema e chegam a praticar canibalismo em SC

Atletas da FME de Rio Negrinho são convidados para representar Brusque na etapa estadual da Olesc de Handebol

Operação Nuremberg: GAECO desarticula grupo neonazista com mandados em Santa Catarina e mais três estados

Empreendedoras de Rio Negrinho participam do Delas Summit 2025, maior evento de empreendedorismo feminino do Sul do Brasil

Grupo Linz impulsiona criação de ecossistema de inovação no Alto Paraná, com apoio do governo paraguaio