Catarinense pretende gastar R$233 em presentes de Páscoa, diz pesquisa da Fecomércio SC

Botões de Compartilhamento

A intenção de gasto do catarinense com presentes de Páscoa subiu 2,1% neste ano. Com isso, o valor chegou a R$233, maior da série histórica. Apesar do aumento nominal, houve uma queda real de 2,6% se considerada a inflação do período (de 4,7%). Os dados constam de pesquisa da Fecomércio SC divulgada nesta segunda-feira (31).

Fotos: Agência Brasil

Segundo o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, a queda era esperada por conta do cenário de alta nos preços da economia brasileira e da redução da intenção de consumo das famílias catarinenses nos últimos meses.

“Estamos diante de um contexto um pouco complicado para as famílias, com aumento de juros e também da inflação. Apesar disso, cerca de 60% dos consumidores acredita que a situação financeira está igual ou melhor do que no mesmo período do ano passado. Acredito que isso explica um pouco desse resultado”, afirma Dagnoni.

A pesquisa da Fecomércio é realizada em sete cidades catarinenses. Em cinco delas, houve crescimento da intenção de consumo. O maior aumento foi em Florianópolis (17%). Em seguida, vieram Chapecó (+13,4%), Blumenau (+10,8%), Joinville (+10%) e Itajaí (+1,8%). Por outro lado, houve queda em Lages (-27%) e Criciúma (-4,9%).

Chocolate para (quase) todo mundo

Entre os 2,1 mil entrevistados pelo levantamento da Fecomércio, 97% afirmaram que darão chocolate como presente nesta Páscoa. Os outros mais citados foram vestuário/calçado (1%) e brinquedos (0,9%).

Entre os tipos de chocolate, o mais citado foi o Ovo de Páscoa industrializado (42,3%). Na sequência, aparecem os chocolates industrializados em geral (como barras e bombons), com 26,9%), os Ovos de Páscoas artesanais (22,1%) e os chocolates artesanais em geral (6,5%).

Compras em cima da hora

Quase 80% dos consumidores pretendem fazer as compras na semana da Páscoa. Desse total, 20% dizem que comprarão na véspera da celebração e 3% no próprio dia. Em contrapartida, 15,7% afirmam que farão as compras com até duas semanas de antecedência, enquanto 3% afirmam que se anteciparão ainda mais, comprando mais de 15 dias antes.

Em relação ao local de compra, o comércio de rua (49,3%) e os supermercados (40,4%) dominaram amplamente as respostas. Lojas de shopping (3,3%) e internet (3%) também foram citadas.

Quase 15% vai viajar

Outro dado interessante trazido pela pesquisa da Fecomércio é sobre a intenção de viagens. De acordo com o levantamento, 14,3% pretendem pegar a estrada ou o avião no período. O índice representa um aumento de 2,6 pontos percentuais em relação ao ano passado.

Fonte: Rede Catarinense de Notícias

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Balé, dança e oficina infantil marcam a programação do Doce Natal no MAK Center neste sábado

Inscrições para o Programa Defesa Civil na Escola 2026 encerram nesta sexta-feira

Obras de recapeamento são realizadas na Rua Francisco Paulo Ferreira

Rio Negrinho: Rua Dom Pio de Freitas é interditada nesta terça-feira (16)

Campo Grande levanta a taça e conquista o título do Distrital de Futebol Suíço 2025

São Bento do Sul conquista, pelo segundo ano consecutivo, o 1º lugar nacional em Educação no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025