Uma coruja da espécie Caburé-acanelado (Aegolius harrisii), considerada rara em Santa Catarina, foi resgatada nesta segunda-feira (31) após se chocar contra a vidraça de um supermercado, no bairro Barra do Rio Cerro. O animal foi atendido pela equipe do programa Resgate de Fauna da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama).
Após avaliação veterinária, constatou-se que a ave não sofreu ferimentos graves e, no mesmo dia, foi devolvida à natureza. Segundo o biólogo da Fujama, Christian Raboch Lempek, há poucos registros dessa espécie no estado. “Temos alguns em Mafra, Água Doce e Três Barras, mais próximos à divisa com o Paraná. Para a região do Vale do Itapocu, não havia registros”, afirmou.
Lempek destacou a importância do resgate de fauna para a identificação de espécies na região. “Esse tipo de trabalho nos permite descobrir a presença de animais raros. Os observadores de aves ficaram empolgados, porque já haviam tentado registrar essa coruja em outros locais”, explicou.
A Caburé-acanelado é uma coruja de hábitos noturnos e, às vezes, crepusculares, se movimentando ao entardecer. Sua alimentação inclui pequenos mamíferos, aves e até morcegos. “É um bichinho raro e pouco estudado. Saber que ele ocorre na nossa cidade é um indicativo positivo para a conservação ambiental”, ressaltou Lempek.
Fonte: ND+