A primeira queda nas temperaturas deste outono em Santa Catarina está próxima e deve ocorrer já na primeira semana de abril. Com duas frentes frias trazendo chuvas em apenas uma semana, a previsão é de que as temperaturas máximas não passem dos 20°C no sábado, o que representa pelo menos 10ºC a menos do que os 30°C dos últimos dias.
Antes do frio, o Estado passará por frentes frias trazendo chuvas: a primeira entre a noite desta segunda (31) e a madrugada desta terça-feira (1º), segundo a Defesa Civil estadual.
Os catarinenses mal terão tempo para ver o sol durante a semana, já que na quarta-feira (2), enquanto a antiga se afasta para o mar, uma nova frente fria que se forma no Sul do país passa a atingir o Estado.
Este dia será marcado por muitas nuvens e chuva a qualquer hora e, a partir da tarde, aumentam as condições para temporais com chuva pontualmente intensa, especialmente na metade leste do Estado, onde o risco é alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e destelhamentos. Nas demais áreas catarinenses, o risco fica entre baixo a moderado para as ocorrências.
Já na sexta-feira (4), as temperaturas ficam mais amenas devido a cobertura de nuvens, com máximas de 20°C a 25°C no Estado.
Entre os dias 5 e 9 de abril, outra frente fria avança pelo Sul do Brasil, provocando chuva e temporais isolados e, na sequência, as temperaturas caem devido a chegada de uma massa de ar mais frio e seco, conforme a Epagri.
O sábado (5) deve ser o dia mais frio, com mínimas de 15°C e máximas de 20°C em toda Santa Catarina.
Fonte: NSC Total