São Bento do Sul avança na criação de política pública para a causa autista e anuncia Casa do Autista

Botões de Compartilhamento

Nesta segunda-feira (07), a Prefeitura de São Bento do Sul reuniu representantes da Associação de Amigos dos Autistas (AMA), do Gabinete do Prefeito, das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, além das equipes do Jurídico e da Procuradoria, para a apresentação da proposta de uma nova política pública voltada à causa autista. O projeto será encaminhado à Câmara de Vereadores nos próximos dias e tem como objetivo consolidar um programa amplo e permanente, por meio de lei municipal.

Foto: Prefeitura de São Bento do Sul

A proposta integra ações intersetoriais, reunindo esforços de diversas áreas da gestão pública para garantir um atendimento mais eficiente e especializado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “A cada ano cresce o número de diagnósticos, e precisamos estar preparados para oferecer o suporte necessário às famílias. A construção dessa política é um passo importante para isso”, destacou a administração municipal.

Casa do Autista: referência no Estado

Um dos principais avanços anunciados é a criação da Casa do Autista, que será a segunda estrutura do tipo em Santa Catarina. A unidade contará com atendimentos especializados e contínuos, respeitando as particularidades de cada paciente, conforme seu grau e nível de autismo. A Casa do Autista será referência em atendimento multiprofissional, com atuação de fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros.

Um edital já foi lançado para contratação da equipe técnica responsável pelos atendimentos. O pregão está previsto para o dia 25 de abril, com expectativa de início das atividades cerca de 40 dias após a definição da empresa vencedora.

Além disso, a nova Casa do Autista passará por reforma e ampliação. Para viabilizar o projeto, o município já conta com quase R$ 2 milhões em emendas parlamentares.

Educação e inclusão

Hoje, São Bento do Sul conta com 22 Centros de Atendimento Educacional Especializado (AEE) dentro da rede municipal de ensino. A intenção é que, com a aprovação da nova política pública, o atendimento seja ainda mais ampliado e fortalecido, sempre em consonância com a base jurídica e as diretrizes do novo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no qual o município assume a responsabilidade pelo atendimento contínuo e de qualidade à população autista.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Homem sofre queda de 3 metros de escada e é socorrido com suspeita de fratura em São Bento do Sul

Polícia procura suspeitos de tentativa de homicídio na Rodovia dos Móveis

Veículo clonado, transportando 443 kg de maconha, é apreendido na divisa entre SC e PR

Secretário-executivo do Ministério da Previdência tem prisão decretada

Roubo a banco em Doutor Pedrinho mobiliza forças de segurança e tem carro incendiado

Ingresso solidário com 1 kg de ração garante diversão na pista de patinação em Rio Negrinho