Câmara de Rio Negrinho Aprova Projetos de Lei voltados à inclusão e à educação

Botões de Compartilhamento

Na sessão ordinária desta segunda-feira (7), foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 0032/2025, que estabelece que os assentos preferenciais dos veículos de transporte coletivo municipal deverão conter identificação específica para pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA, conforme determinações da Lei Berenice Piana (Lei Federal nº 12.764/2012), que reconhece pessoas com TEA como parte do grupo de pessoas com deficiência (PcD).

A identificação deverá ser feita por meio de adesivos ou placas com o símbolo mundial de conscientização do autismo — o laço colorido com peças de quebra-cabeça — e posicionada ao lado das sinalizações já existentes para PcDs. As empresas responsáveis pelo transporte coletivo terão 90 dias para se adequarem à nova exigência.
O projeto também prevê multa às empresas concessionárias que descumprirem a norma, com valores e procedimentos a serem regulamentados pelo Poder Executivo.

Segundo o vereador Maneco, o projeto “visa garantir mais respeito, segurança e visibilidade às pessoas com autismo, ampliando a conscientização da população e promovendo o direito ao acesso digno ao transporte público.”


Semana da doação de livros entra para o calendário oficial
Na mesma sessão, também foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 0031/2025, que institui a Semana da Doação de Livros no Município de Rio Negrinho, a ser realizada anualmente de 20 a 26 de abril. A data contempla o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, celebrado em 23 de abril, conforme instituído pela UNESCO.

A iniciativa tem como objetivo incentivar a solidariedade e promover a educação e a cultura, com a arrecadação de livros para as escolas municipais, estaduais e para a Biblioteca Pública Municipal. A campanha contará com o apoio da Câmara Mirim, envolvendo diretamente a juventude na mobilização.
Na justificativa do projeto, o vereador Maneco destacou que a doação de livros é uma forma eficaz de ampliar o acesso ao conhecimento. “A leitura transforma realidades, e ações como essa possibilitam que crianças, jovens e adultos tenham mais acesso a obras literárias e didáticas”, afirmou.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Bombeiros atendem ocorrência de picada de cobra no Distrito de Volta Grande

Colisão entre dois carros é registrada na BR-280 em Rio Negrinho

Nota de Falecimento

VÍDEO: Polícia Militar Ambiental realiza fiscalização aquática na Represa de Volta Grande, em Rio Negrinho

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Investimento de R$ 4,6 milhões impulsiona obras no Aeroporto Evaristo Stoeberl