Câmara de Rio Negrinho Aprova Projetos de Lei voltados à inclusão e à educação

Botões de Compartilhamento

Na sessão ordinária desta segunda-feira (7), foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 0032/2025, que estabelece que os assentos preferenciais dos veículos de transporte coletivo municipal deverão conter identificação específica para pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA, conforme determinações da Lei Berenice Piana (Lei Federal nº 12.764/2012), que reconhece pessoas com TEA como parte do grupo de pessoas com deficiência (PcD).

A identificação deverá ser feita por meio de adesivos ou placas com o símbolo mundial de conscientização do autismo — o laço colorido com peças de quebra-cabeça — e posicionada ao lado das sinalizações já existentes para PcDs. As empresas responsáveis pelo transporte coletivo terão 90 dias para se adequarem à nova exigência.
O projeto também prevê multa às empresas concessionárias que descumprirem a norma, com valores e procedimentos a serem regulamentados pelo Poder Executivo.

Segundo o vereador Maneco, o projeto “visa garantir mais respeito, segurança e visibilidade às pessoas com autismo, ampliando a conscientização da população e promovendo o direito ao acesso digno ao transporte público.”


Semana da doação de livros entra para o calendário oficial
Na mesma sessão, também foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 0031/2025, que institui a Semana da Doação de Livros no Município de Rio Negrinho, a ser realizada anualmente de 20 a 26 de abril. A data contempla o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, celebrado em 23 de abril, conforme instituído pela UNESCO.

A iniciativa tem como objetivo incentivar a solidariedade e promover a educação e a cultura, com a arrecadação de livros para as escolas municipais, estaduais e para a Biblioteca Pública Municipal. A campanha contará com o apoio da Câmara Mirim, envolvendo diretamente a juventude na mobilização.
Na justificativa do projeto, o vereador Maneco destacou que a doação de livros é uma forma eficaz de ampliar o acesso ao conhecimento. “A leitura transforma realidades, e ações como essa possibilitam que crianças, jovens e adultos tenham mais acesso a obras literárias e didáticas”, afirmou.

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Campeonato Municipal de Futebol de Campo 2025 começa neste sábado em Rio Negrinho

Semana da Educação Infantil resgata brincadeiras e cantigas em Rio Negrinho

Cármen Lúcia forma maioria pela condenação de Bolsonaro e aliados

Procon de São Bento do Sul divulga pesquisa de preços dos combustíveis

Parte da Avenida dos Imigrantes será interditada nesta sexta-feira (12)

Confira os filmes que estreiam no Cine Gracher esta semana