Polícia Militar intensifica fiscalização para coibir furtos de pinhão e danos a araucárias em propriedades particulares em Rio Negrinho

Botões de Compartilhamento

A Polícia Militar e a Polícia Ambiental intensificaram a realização de rondas, abordagens e fiscalizações com o objetivo de combater danos ambientais, como a destruição de araucárias, total ou parcial, e os furtos de pinhão na região.

A Central de Emergência tem recebido diversas denúncias, inclusive por mensagens de texto acompanhadas de imagens, relatando a prática de furtos de pinhão em propriedades particulares.

Além dos furtos, também têm sido registrados casos de destruição parcial da vegetação. Frequentemente, os autores desses crimes deixam porteiras e cercas danificadas, o que provoca a fuga de gado e de outros animais de grande porte. Esses animais, ao acessarem vias públicas, representam risco de causar acidentes graves e, por vezes, irreparáveis.

A araucária é uma espécie protegida por leis específicas.

Além da retirada ilegal de pinhão, os envolvidos podem ser responsabilizados civilmente por danos materiais decorrentes da perda ou furto de gado, bem como por danos pessoais e materiais em caso de acidentes de trânsito causados pela presença dos animais nas estradas. Também há possibilidade de responsabilização penal por crimes ambientais, especialmente quando há danos à vegetação.

Todos os danos causados podem gerar consequências diretas aos autores, que estão sujeitos a sanções que variam desde multas até pena de prisão, conforme a gravidade de cada caso.

Notícias mais lidas

Fiscalização apreende 1,3 tonelada de carnes irregulares em estabelecimentos em São Francisco do Sul

Criança morre no incêndio que atingiu casa em Rio Negrinho

VÍDEOS: Casa pega fogo na tarde desta terça-feira em Rio Negrinho

Avó e neta são encontradas mortas dentro de casa ao lado de mensagem de desculpas escrita com sangue

VÍDEO: Após acusação de agredir irmão de Piska, Dido diz que não houve covardia e apresenta vídeo

Últimas notícias

Polícia Militar intensifica fiscalização para coibir furtos de pinhão e danos a araucárias em propriedades particulares em Rio Negrinho

Homem morre após queda de moto em São Bento do Sul

Encenação da Paixão de Cristo nessa Sexta-feira Santa

Nota de Falecimento

Inadimplência volta a recuar em Santa Catarina em março

Homem é preso em flagrante após atirar em cachorro em SC