Lideranças estaduais de facção criminosa e advogados são presos durante megaoperação em SC

Botões de Compartilhamento

Uma operação da Polícia Civil prendeu líderes de facção criminosa e advogados envolvidos no esquema em 13 cidades de Santa Catarina, Paraná e Alagoas.

A ação aconteceu na manhã desta terça-feira (6) com a mobilização de mais de 150 policiais. Os alvos são suspeitos de compor um conselho da organização criminosa responsável por tomar decisões sensíveis ao grupo e direcionar ordens a criminosos de todo o Estado catarinense.

A operação “Queda da Torre” foi deflagrada pela Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Combate às Drogas do Departamento de Investigação Criminal de Itajaí (DECOD/DIC de Itajaí). Ao todo, foram cumpridos 36 ordens judiciais, sendo 28 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva.

Segundo a Polícia Civil, a investigação identificou as principais lideranças em nível estadual de uma facção criminosa catarinense. As prisões aconteceram em Camboriú, com uma prisão, duas em Joinville, uma em Guatambu, uma em Palhoça e uma em São Cristóvão do Sul.

Ainda, foram identificados três advogados suspeitos de atuar como mensageiros, transmitindo informações entre membros presos da facção e seus associados em liberdade. De acordo com as informações oficiais, um dos advogados é suspeito de ter sido “batizado” na facção. Ele teria participação em atividades financeiras e na guarda de armamento a serviço do grupo criminoso.

As ordens judiciais foram cumpridas simultaneamente em Santa Catarina, Paraná (PR) e Alagoas (AL). A ação aconteceu em Florianópolis, São José, Palhoça, Criciúma, Guatambu, Joinville, Blumenau, Indaial, Itajaí, Camboriú, Cascavel (PR), Arapiraca (AL) e Marechal Deodoro (AL).

A investigação envolveu compartilhamento de informações com a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (DIPC/PCSC). Além disso teve apoio de unidades da DEIC, da DPGF, da DIPC, das DRPs de São José, Itajaí, Balneário Camboriú, Blumenau, Criciúma, Joinville e Chapecó, da Coordenadoria de Operações com Cães (COPC), da Coordenadoria de Operações Especiais (CORE) e do SAER Sul, além de equipes da Polícia Penal de Santa Catarina, da Polícia Civil do Paraná e da Polícia Civil de Alagoas.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Encerramento da Escolinha de Handebol marca ano de conquistas em Rio Negrinho

Após decisão da Câmara, Balneário Camboriú proíbe nudismo na Praia do Pinho

Programa TRILHAS fortalece aprendizagem e apoia estudantes da rede municipal

Audiência pública vai debater reforma administrativa em Rio Negrinho

Mulher cai em bueiro e é resgatada após ficar horas presa em Porto União

Acidente de trânsito com vítima baleada é registrado em Campo Alegre