Parceria entre bombeiros militares de SC e do RS fortalece busca e resgate com cães em desastres naturais

Botões de Compartilhamento

Entre os dias 2 e 5, dois especialistas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) estiveram em Gravataí, no Rio Grande do Sul, para compartilhar conhecimentos em técnicas de busca e resgate com cães e atuação em áreas deslizadas.

O major Alan Delei Cielusinsky e o sargento Jacques Douglas Romão, ambos integrantes das Coordenadorias de Busca, Resgate e Salvamento com Cães e de Intervenção em Áreas Deslizadas do CBMSC, ministraram a disciplina “Noções de Intervenção em Áreas Deslizadas” aos alunos do 1º Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (CBRESC) do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS).

Fotos: Divulgação / CBMSC

A programação contou com uma aula teórica realizada no dia 3 de maio, no local do acampamento do curso. No dia seguinte, os participantes passaram por quatro oficinas práticas: escoramento, sondagem e abertura de cones de odor, desmanche hidráulico e busca com cães em áreas deslizadas.

Durante a tarde, foi realizado um simulado de soterramento com busca por vítimas, permitindo a aplicação prática das técnicas apresentadas pela manhã. A instrução foi concluída com o treinamento de autosalvamento e progressão em solo fluidificado.

Além do major Alan e do sargento Romão, outros bombeiros militares catarinenses também participaram como instrutores do curso. O coronel da reserva remunerada Walter Parizotto foi responsável pela disciplina de condicionamento e psicologia canina. Já o sargento da reserva Evandro Amorim e o cabo Thiago Amorim ministraram as aulas sobre figuração, papel fundamental no treinamento dos cães de busca.

A iniciativa fortalece a integração entre as corporações e eleva o nível técnico das equipes envolvidas em desastres naturais.  “A troca de experiências e o ganho de conhecimento foram enormes. Todos saem mais capacitados para o próximo desastre que, infelizmente, a cada dia que passa, está um dia mais próximo de acontecer”, destaca o major Alan Delei Cielusinsky.

Fonte: Agência de Notícias SECOM

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Encerramento da Escolinha de Handebol marca ano de conquistas em Rio Negrinho

Após decisão da Câmara, Balneário Camboriú proíbe nudismo na Praia do Pinho

Programa TRILHAS fortalece aprendizagem e apoia estudantes da rede municipal

Audiência pública vai debater reforma administrativa em Rio Negrinho

Mulher cai em bueiro e é resgatada após ficar horas presa em Porto União

Acidente de trânsito com vítima baleada é registrado em Campo Alegre