Projeto piloto em Mafra organiza fiação e melhora paisagem urbana

Botões de Compartilhamento

Quem passa pela Rua Felipe Schmidt, em frente à Agência Regional da Celesc em Mafra (ARMAF), já percebe a diferença: o emaranhado de fios deu lugar a uma fiação mais limpa e organizada. A mudança faz parte de um projeto piloto da Celesc em parceria com empresas de telecomunicações para testar um novo modelo de suporte para cabos de telefonia e internet.

A ação é resultado do trabalho da Comissão de Inovação da Agência Regional da Celesc em Mafra e trouxe ganhos imediatos: os cabos foram reorganizados, identificados pelas operadoras e agora seguem uma lógica mais segura e estética. A limpeza visual da rua é só um dos benefícios — a organização facilita a manutenção e reduz riscos de acidentes.

Antes da instalação, as equipes fizeram uma limpeza completa da rede, retirando fios antigos, sem uso ou fora dos padrões técnicos. O novo suporte foi preso ao poste e a reorganização da fiação exigiu a remoção temporária de luminárias públicas. A instalação levou cerca de duas horas por poste.

O gerente da ARMAF, Leandro Gonçalves de Oliveira, destacou a importância do projeto. “Esse tipo de ação traz mais segurança e melhora o visual urbano, além de facilitar a manutenção das redes”, disse.

A ideia agora é aperfeiçoar o suporte e o método de instalação para, futuramente, expandir o modelo para outras regiões do estado.

Ações de fiscalização

A Celesc reforça que esse tipo de trabalho faz parte de uma ação contínua de fiscalização e limpeza de postes em todo o estado. A iniciativa busca remover fios clandestinos, fora dos padrões técnicos ou desativados, garantindo mais segurança e organização.

Empresas de telecomunicação devem apresentar projeto e formalizar contrato para usar os postes da distribuidora. Caso contrário, são notificadas a corrigir as irregularidades em até 30 dias ou têm os cabos removidos.

Além de reduzir a poluição visual, o uso regular da infraestrutura ajuda no controle das tarifas de energia: 60% da receita gerada pelo aluguel dos postes é revertida em benefício dos consumidores. A comunidade também pode ajudar, denunciando situações de risco, como cabos rompidos ou baixos, pelo 0800 048 0196.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Homem é preso em operação conjunta que apreende drogas, munições e objetos suspeitos em Porto União

Indústria de SC gera 40,3 mil empregos no ano até maio

VÍDEO: Queda de avião deixa dois mortos no interior de SP

Casal é preso por manter idosa em cárcere privado e praticar violência psicológica e física em SC

Alerta Vermelho: CBMSC intensifica ações educativas sobre prevenção a incêndios em escolas públicas de SC

VÍDEO: Pai salta no mar para salvar filha que caiu de cruzeiro da Disney