Procuradoria promove ‘Apitaço’ em alusão ao Maio Laranja

Botões de Compartilhamento

Buscando trazer conscientização ao abuso sexual e a exploração de crianças e adolescentes, a Procuradoria da Mulher vai promover um ‘Apitaço’ nesta sexta-feira (16), às 9 horas, na Praça Jardim dos Imigrantes. A ação integra a programação do Maio Laranja, mês destinado à reflexão sobre o tema.

A iniciativa, de acordo com a procuradora Cátia Friedrich, foi uma sugestão da senadora Damares Alves, durante a viagem a Brasília, no encontro das Procuradorias da Mulher, em março. “A Procuradoria da Mulher tem como foco principal a mulher, porém não pode se calar quando as crianças sofrem e precisam ser ouvidas. A violência traz muito sofrimento para as famílias e nosso Apitaço tem que ganhar voz”, comentou. O evento, além do ato simbólico, contará com a fala de autoridades do município.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre 2015 e 2021, mais de 200 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes foram registrados no Brasil, o que acende um alerta para a causa.  “Isso é um absurdo. Tem que haver um basta. Nossa união é mais do que necessária”, citou Cátia.

Em todo o país, 18 de maio é oficialmente o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data relembra o caso Araceli Cabrera Sánchez, de uma menina de apenas 8 anos que foi sequestrada, violentada sexualmente e assassinada em 1973. Pensando na amplitude do tema, o mês laranja foi criado, a fim de trazer mais oportunidades de conscientização.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

FMD inicia inscrições para os Jogos de Verão 2026

Do campo direto para a sua mesa: Feira da Agricultura Familiar movimenta os sábados no município

Gestão ambiental avança em 2025 com ações integradas e resultados expressivos

Santa Catarina cresce acima da média nacional em indústria, comércio e serviços

Em busca de emprego? Confira as vagas que o SINE oferece

Atenção MEIs: golpes, novos valores do DAS e prazo para reenquadramento