Com uso inédito de drones, Defesa Civil de SC confirma ocorrência de tornados no estado

Botões de Compartilhamento

As fortes tempestades que passaram por Santa Catarina, no último dia 9 de maio, afetaram diversas regiões. Em resposta imediata, a Defesa Civil utilizou pela primeira vez os drones recém entregues pelo Governo do Estado no último dia 7 para sobrevoar as áreas atingidas e fazer um levantamento técnico dos danos.

Foto: Leo Munhoz / SECOM

O uso da tecnologia possibilitou uma análise precisa e rápida. Em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, e em Palmitos, no Oeste Catarinense, os registros aéreos confirmaram que os prejuízos foram causados por tornados.

Os dados obtidos com os drones permitiram avaliar com exatidão a extensão dos estragos e orientar as ações de resposta e recuperação. Além disso, os drones possuem câmera térmica, sensores de alta resolução, resistência a condições climáticas adversas e capacidade de realizar mapeamentos, buscas, monitoramento de áreas de risco, acompanhamento de cheias e apoio em operações de salvamento.

“A gente comprou e está entregando 24 novos drones desses. Para que a nossa Defesa Civil possa fazer monitoramento e mapeamento em áreas de risco. Com uma tecnologia de ponta, a gente consegue aproximar bem a imagem e perceber rachaduras, por exemplo. Além de ser mais econômico e eficaz do que uma aeronave tradicional. Porque proteção civil é prevenir. Limpar os nossos rios como estamos fazendo. Arrumar as barragens que estavam abandonadas. E investir em tudo que tiver de mais moderno no mundo. É assim que a gente escolhe prioridade. Primeiro proteger o catarinense”, destacou o governador Jorginho Mello.

“Estamos vivendo uma nova fase na Defesa Civil de Santa Catarina, com mais tecnologia, agilidade e precisão na resposta aos eventos extremos. A modernização da nossa estrutura é um compromisso do Governo do Estado e do governador Jorginho Mello com a vida das pessoas e com a eficiência do serviço público”, afirmou o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt.

Com a chegada dessa nova tecnologia, Santa Catarina dá mais um passo na modernização da sua estrutura de resposta a desastres, reforçando o compromisso com a segurança da população.

“A utilização dos drones foi fundamental para a avaliação da extensão dos danos e para a confirmação do evento de tornado que atingiu o interior de Palmitos. Os equipamentos possibilitaram uma cobertura mais ampla e uma visão precisa do impacto do fenômeno”, afirmou Diego Weschenfelder, Coordenador Regional da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Nota de Falecimento

Procon São Bento do Sul divulga pesquisa da cesta básica de julho de 2025

Litoral Norte de SC aumenta produção de arroz e alcança marca recorde na safra 2024/25

Implante contraceptivo hormonal será oferecido pelo SUS

Solidariedade sobre rodas: Rally de Rio Negrinho entrega mais R$ 79 mil em equipamentos para o hospital

Casal de idosos é resgatado após incêndio atingir residência em Rio Negrinho