Você sabia que pode destinar parte do seu Imposto de Renda para ajudar crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade na sua cidade? Sem pagar nada a mais por isso, é possível contribuir diretamente com projetos sociais que transformam a vida de milhares de pessoas. A doação pode ser feita ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e ao Fundo Municipal do Idoso (FMI).
De acordo com a Ketty Zipperer, da Zipperer Contabilidade, para destinar até 6% do Imposto de Renda ao FIA e 6% ao FMI, ao fazer sua declaração do imposto de renda.
Se você tem dúvidas sobre como fazer essa destinação, procure a Zipperer Contabilidade. “Nossa equipe especializada está pronta para orientar você sobre todas as possibilidades do seu Imposto de Renda”, destaca Ketty.
O que são o FIA e o FMI?
O Fundo da Infância e Adolescência (FIA) é um mecanismo criado para financiar projetos que promovem a proteção, os direitos e o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Os recursos arrecadados são destinados a iniciativas sociais que atuam nas áreas de educação, saúde, combate ao trabalho infantil, apoio a jovens em situação de risco, entre outras.
Já o Fundo Municipal do Idoso (FMI) tem função semelhante, mas é voltado à população idosa. Os valores arrecadados financiam programas que promovem qualidade de vida, bem-estar, inclusão social e atendimento a idosos em situação de vulnerabilidade. Isso inclui ações nas áreas de saúde, lazer, habitação e assistência social.