Em fase inicial de preparação dos trabalhos, com medições, a construção de áreas de escape na Serra Dona Francisca, em Joinville, vai utilizar traçado já existente para instalação de um dos dispositivos de segurança.
Com isso, o local na SC-418 terá “nova” curva para a passagem dos veículos. As obras contratadas pelo governo do Estado, com custo previsto em torno de R$ 35 milhões, devem ser concluídas em abril de 2026.
O local onde trecho do atual traçado será adaptado para área de escape fica no km 17. Nesse segmento, será redesenhada a curva, com ampliação do raio para 50 metros. A variante terá revestimento de pavimento rígido (concreto). A outra rampa de desaceleração será instalada no km 15.
O segmento de dois quilômetros é o mais sinuoso da rodovia estadual na Serra Dona Francisca. Além das novas áreas de escape e de redesenho da curva, as obras vão requalificar a pavimentação de concreto e o acesso ao mirante, entre outras intervenções.
As áreas de escape estão previstas em projeto de revitalização da estrada entre Joinville e Campo Alegre, concluído em 2022. O anúncio dos dispositivos foi feito após acidente em uma das curvas, no início de 2024, com vazamento de produto químico em rios do entorno.
Fonte: NSC Total