Banco de Leite Klaus Schumacher da Fundação Hospitalar comemora 25 anos em Rio Negrinho

Botões de Compartilhamento

Em 2025, o Banco de Leite Humano Klaus Schumacher, da Fundação Hospitalar de Rio Negrinho, celebra seus 25 anos de atuação. Ao longo de mais de duas décadas, a unidade tem sido essencial no cuidado e suporte a recém-nascidos, especialmente os prematuros, que dependem do leite materno para garantir um desenvolvimento saudável.

Inaugurado em 2000, desde então, a instituição tem se destacado pela excelência no atendimento, pela captação de doadoras e pelo rigoroso controle de qualidade no processamento do leite humano.

O Banco de Leite é responsável por coletar, pasteurizar, armazenar e distribuir leite materno doado por mães voluntárias. Este alimento é destinado principalmente aos bebês que nascem na Fundação Hospitalar, que não podem ser amamentados pelas mães por diferentes motivos. Hoje o banco conta com 35 voluntárias.

Além disso, a equipe multiprofissional do banco realiza um trabalho constante de orientação e apoio às lactantes, promovendo o aleitamento materno e incentivando a doação. O serviço também colabora com campanhas de conscientização junto à comunidade, mostrando como um simples gesto pode salvar vidas. Como o projeto Rede de Amamentação que reúne mulheres que estão em fase de amamentar seus filhos e muitas delas são doadoras do banco do leite, o médico responsável pelo banco hoje está aos cuidados do pediatra, Renan Treml.

A celebração dos 25 anos marca não apenas uma data simbólica, mas a consolidação de um trabalho que tem transformado realidades e contribuído para a saúde de centenas de bebês ao longo dos anos. Na próxima segunda-feira (26), na Câmara de Vereadores acontece uma Moção de Aplausos para homenagear o banco de leite.

Como doar?

Mães que estão amamentando e produzem leite em excesso podem se tornar doadoras. Basta entrar em contato com o Banco de Leite da Fundação Hospitalar para receber orientações sobre coleta, armazenamento e agendamento da retirada. Cada mililitro doado pode fazer a diferença na vida de um recém-nascido.

O hospital também é reconhecido pelo Ministério da Saúde como Hospital Amigo da Criança e, no último mês, recebeu uma homenagem da Fiocruz pelo trabalho de incentivo ao aleitamento.

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Ciclista fica ferido após atropelamento no bairro Quitandinha

Confira os filmes que estreiam no Cine Gracher esta semana

Usina do SAMAE transforma resíduos em soluções e chama atenção de outras cidades

Rio Negrinho encerra temporada com destaque na final da Extraliga de Handebol de Santa Catarina

Programa Câmbio Verde do Samae conquista o Prêmio Fritz Müller em Santa Catarina

Região Turística Caminho dos Príncipes tem três finalistas no principal prêmio de turismo de Santa Catarina