Banco de Leite Klaus Schumacher da Fundação Hospitalar comemora 25 anos em Rio Negrinho

Botões de Compartilhamento

Em 2025, o Banco de Leite Humano Klaus Schumacher, da Fundação Hospitalar de Rio Negrinho, celebra seus 25 anos de atuação. Ao longo de mais de duas décadas, a unidade tem sido essencial no cuidado e suporte a recém-nascidos, especialmente os prematuros, que dependem do leite materno para garantir um desenvolvimento saudável.

Inaugurado em 2000, desde então, a instituição tem se destacado pela excelência no atendimento, pela captação de doadoras e pelo rigoroso controle de qualidade no processamento do leite humano.

O Banco de Leite é responsável por coletar, pasteurizar, armazenar e distribuir leite materno doado por mães voluntárias. Este alimento é destinado principalmente aos bebês que nascem na Fundação Hospitalar, que não podem ser amamentados pelas mães por diferentes motivos. Hoje o banco conta com 35 voluntárias.

Além disso, a equipe multiprofissional do banco realiza um trabalho constante de orientação e apoio às lactantes, promovendo o aleitamento materno e incentivando a doação. O serviço também colabora com campanhas de conscientização junto à comunidade, mostrando como um simples gesto pode salvar vidas. Como o projeto Rede de Amamentação que reúne mulheres que estão em fase de amamentar seus filhos e muitas delas são doadoras do banco do leite, o médico responsável pelo banco hoje está aos cuidados do pediatra, Renan Treml.

A celebração dos 25 anos marca não apenas uma data simbólica, mas a consolidação de um trabalho que tem transformado realidades e contribuído para a saúde de centenas de bebês ao longo dos anos. Na próxima segunda-feira (26), na Câmara de Vereadores acontece uma Moção de Aplausos para homenagear o banco de leite.

Como doar?

Mães que estão amamentando e produzem leite em excesso podem se tornar doadoras. Basta entrar em contato com o Banco de Leite da Fundação Hospitalar para receber orientações sobre coleta, armazenamento e agendamento da retirada. Cada mililitro doado pode fazer a diferença na vida de um recém-nascido.

O hospital também é reconhecido pelo Ministério da Saúde como Hospital Amigo da Criança e, no último mês, recebeu uma homenagem da Fiocruz pelo trabalho de incentivo ao aleitamento.

Notícias mais lidas

Veículo furtado em Rio Negrinho é recuperado em duas horas após registro da ocorrência

Jovem de Rio Negrinho morre aos 24 anos após luta contra doenças crônicas

Rio Negrinho se despede de Cleide Jablonski

Passo a passo para fazer uma mini estufa com garrafa PET

Fiscalização apreende 1,3 tonelada de carnes irregulares em estabelecimentos em São Francisco do Sul

Últimas notícias

TEA na adolescência e vida adulta é tema do próximo Climatério

Confira o filme que estreia no Cine Gracher esta semana

Polícia Civil de São Bento do Sul prende homem condenado por uso de documento falso em Curitiba

Pesquisa revela: desemprego entre jovens no Brasil é mais que o dobro da taxa entre adultos

INSS: novas regras vão dar mais proteção a dados de segurados

Governo proíbe venda de duas marcas de azeite após denúncia; veja quais