Gripe Aviária: SC registra nova suspeita e totaliza quatro casos em investigação

Botões de Compartilhamento

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) investiga um novo caso suspeito de gripe aviária no município de Concórdia, no Oeste de Santa Catarina.

Imagem ilustrativa/Freepik

A notificação foi registrada na manhã desta quinta-feira (22), conforme atualização do Painel de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves (SRN). A suspeita envolve uma galinha doméstica criada em uma propriedade de subsistência.

O primeiro caso suspeito de gripe aviária em Santa Catarina foi registrado em Ipumirim, no Oeste, em uma granja comercial. O segundo em Garopaba, no Sul, em um quero-quero, animal silvestre de vida livre. A terceira suspeita foi divulgada ainda na noite de quarta-feira (21), também em uma galinha doméstica criada em uma propriedade de subsistência, em Chapecó, no Oeste.

O Mapa e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) ainda não divulgaram o resultado de nenhum caso suspeito. Além de quatro casos em Santa Catarina, o Mapa investiga outras sete suspeitas de gripe aviária espalhadas pelo Brasil: Triunfo (RS), Derrubadas (RS), Gaurama (RS), Angélica (MS), Salitre (CE), Aguiarnópolis (TO) e Eldorado do Carajás (PA).

Casos em aves silvestres e em aves de subsistência, que não sejam os notificados em granjas comerciais, estão acontecendo no Brasil desde 2023.

Os casos suspeitos em Santa Catarina surgem após a confirmação de gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul, na última quinta-feira (15). Desde então, o Estado proibiu a entrada de aves e ovos de 12 municípios do estado gaúcho, em função da declaração de emergência publicada pela portaria MAPA nº 795.

O veto se aplica às cidades gaúchas de Cachoeirinha, Canoas, Capela Santana, Esteio, Gravataí, Montenegro, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Triunfo.

A Secretaria e a Cidasc consideram o momento de atenção máxima, por conta da relevância econômica e social da avicultura para Santa Catarina. Novas medidas podem ser anunciadas pela Cidasc conforme a evolução do cenário, com o intuito de proteger a avicultura catarinense.

Fonte: NSC Total

Notícias mais lidas

Veículo furtado em Rio Negrinho é recuperado em duas horas após registro da ocorrência

Jovem de Rio Negrinho morre aos 24 anos após luta contra doenças crônicas

Rio Negrinho se despede de Cleide Jablonski

Passo a passo para fazer uma mini estufa com garrafa PET

Fiscalização apreende 1,3 tonelada de carnes irregulares em estabelecimentos em São Francisco do Sul

Últimas notícias

Nota de Falecimento

Nota de Falecimento

Prefeitura de Rio Negrinho entrega nova retroescavadeira para reforçar infraestrutura

Orquestra Brasileira chega a São Bento do Sul e apresenta no Jardim dos Imigrantes concerto sobre as origens da música brasileira

Uma Noite Memorável: Premiação da OLITEF Celebra Jovens Talentos em Educação Financeira

SC tem 91 mil pessoas diagnosticadas com autismo, revela estudo inédito do IBGE