Gripe Aviária: SC registra nova suspeita e totaliza quatro casos em investigação

Botões de Compartilhamento

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) investiga um novo caso suspeito de gripe aviária no município de Concórdia, no Oeste de Santa Catarina.

A notificação foi registrada na manhã desta quinta-feira (22), conforme atualização do Painel de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves (SRN). A suspeita envolve uma galinha doméstica criada em uma propriedade de subsistência.

Imagem ilustrativa/Freepik

O primeiro caso suspeito de gripe aviária em Santa Catarina foi registrado em Ipumirim, no Oeste, em uma granja comercial. O segundo em Garopaba, no Sul, em um quero-quero, animal silvestre de vida livre. A terceira suspeita foi divulgada ainda na noite de quarta-feira (21), também em uma galinha doméstica criada em uma propriedade de subsistência, em Chapecó, no Oeste.

O Mapa e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) ainda não divulgaram o resultado de nenhum caso suspeito. Além de quatro casos em Santa Catarina, o Mapa investiga outras sete suspeitas de gripe aviária espalhadas pelo Brasil: Triunfo (RS), Derrubadas (RS), Gaurama (RS), Angélica (MS), Salitre (CE), Aguiarnópolis (TO) e Eldorado do Carajás (PA).

Casos em aves silvestres e em aves de subsistência, que não sejam os notificados em granjas comerciais, estão acontecendo no Brasil desde 2023.

Os casos suspeitos em Santa Catarina surgem após a confirmação de gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul, na última quinta-feira (15). Desde então, o Estado proibiu a entrada de aves e ovos de 12 municípios do estado gaúcho, em função da declaração de emergência publicada pela portaria MAPA nº 795.

O veto se aplica às cidades gaúchas de Cachoeirinha, Canoas, Capela Santana, Esteio, Gravataí, Montenegro, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Triunfo.

A Secretaria e a Cidasc consideram o momento de atenção máxima, por conta da relevância econômica e social da avicultura para Santa Catarina. Novas medidas podem ser anunciadas pela Cidasc conforme a evolução do cenário, com o intuito de proteger a avicultura catarinense.

Fonte: NSC Total

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Fux absolve Bolsonaro dos cinco crimes da trama golpista

Nota de Falecimento

Nota de falecimento

Brasil produzirá vacina contra vírus sincicial respiratório

Rio Negrinho: Polícia Militar e Ônibus Lilás reforçam combate à violência contra mulher

Moraes autoriza ida de Bolsonaro a hospital para procedimento na pele