Obra na interseção da BR-101 com a SC-486 em Itajaí ultrapassa 75% de execução e segue em ritmo acelerado

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As obras da nova interseção entre a BR-101 e a SC-486 (Rodovia Antônio Heil), no município de Itajaí, atingiram mais de 75% de execução e avançam em ritmo acima do previsto. Com aproximadamente 1,3 km de extensão, o empreendimento representa um marco na mobilidade urbana e logística da região, promovendo mais segurança e fluidez ao tráfego.

Foto: Divulgação/SIE

“Nessa região é onde está um dos principais gargalos do trânsito em Santa Catarina e estamos atuando, por determinação do governador Jorginho Mello, para fazer a nossa parte para melhorar o fluxo de veículos, facilitando o deslocamento das pessoas e o escoamento da produção numa região portuária”, destaca o secretário da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Jerry Comper, salientando que tem vistoriado as obras com frequência.

Prazos e percentuais

Com prazo contratual de 24 meses, a obra já ultrapassa a marca de 75% de execução com desempenho três vezes superior ao inicialmente projetado.

Atualmente, quatro novas alças de acesso já estão em operação, o que trouxe reflexos positivos imediatos na mobilidade da região, especialmente com a melhoria no tráfego e a liberação de frentes de trabalho para os viadutos.

Além disso, foi executado o recapeamento da SC-486 na travessia sob a BR-101, juntamente com o alargamento de faixas no sentido Brusque, melhorando significativamente a fluidez do trânsito.

As etapas de terraplenagem e pavimentação já estão com 90% de conclusão. A atenção agora se volta para a finalização das estruturas dos viadutos.

Uso de isopor

Um dos diferenciais tecnológicos que têm contribuído para o rápido andamento da obra é a utilização de EPS (poliestireno expandido ou isopor mesmo), conhecido como “aterro leve”. Essa solução moderna é ideal para solos moles e áreas alagadiças, como as encontradas no trecho em execução, permitindo agilidade e segurança na construção dos acessos e estruturas.

Com investimento de R$ 60,4 milhões, totalmente custeado pelo Governo do Estado, a obra faz parte do programa Estrada Boa, que prevê mais de R$ 3,5 bilhões em investimentos na malha viária de Santa Catarina, promovendo desenvolvimento, segurança e qualidade de vida para todos os catarinenses.

O projeto contempla:

  • Construção de uma nova ponte sobre o Rio Canhanduba II, com 40,4 metros de extensão;
  • Implantação de dois viadutos, cada um com 210,4 metros de comprimento;
  • Execução de oito alças de acesso, permitindo a integração plena de todos os movimentos viários da interseção.

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