Santa Catarina tem a menor taxa de analfabetismo do país entre pessoas com deficiência

Botões de Compartilhamento

Santa Catarina tem a menor taxa de analfabetismo do Brasil entre pessoas com deficiência de 15 anos ou mais: apenas 11,6% não sabem ler ou escrever, segundo o Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Estado também lidera o quesito entre pessoas sem deficiência da mesma faixa etária, de acordo com a pesquisa.

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Arquivo/SECOM

A atual gestão do Governo do Estado trabalha continuamente pela melhoria desses números. Já no primeiro ano de mandato, a SED promoveu formações para professores de Língua Portuguesa e Matemática, voltadas para a recomposição da aprendizagem, foco de um programa lançado neste mês de maio.

Também houve a implementação dos três ciclos de avaliação anuais no ensino fundamental, em que as escolas podem ter um diagnóstico e trabalhar as habilidades que ainda não foram desenvolvidas pelos estudantes. No ensino médio, o Governo do Estado instituiu o programa Catarinense Técnico (CaTec), que tem por finalidade oferecer aos estudantes a formação técnica e profissional, um investimento que irá repercutir nas taxas de aprovação e permanência dos estudantes nessa etapa de ensino da educação básica.

De forma inédita, a SED também instituiu o Núcleo de Acompanhamento Pedagógico e Formação nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). O intuito é articular e desenvolver o acompanhamento pedagógico e processos de formação continuada junto às equipes pedagógicas, gestores e docentes das unidades escolares, considerando as diferentes etapas e modalidades da Educação Básica e Profissional. Aliado ao Núcleo, foi feito o lançamento do programa de formação continuada dos professores, uma ação de contrapartida do Programa Universidade Gratuita.

Além disso, o Governo do Estado está investindo em outras iniciativas, como o projeto piloto com o método IntraAct de alfabetização, a ampliação da oferta da disciplina de inglês para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a valorização dos profissionais da Educação e a melhoria da infraestrutura das escolas estaduais. Todas essas ações têm como base a análise de indicadores, como o IDEB e os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que refletem a realidade anterior ao trabalho desenvolvido na gestão atual.

Fonte: Agência de Notícias SECOM

Notícias mais lidas

Polícia Militar recupera trator com registro de furto em Rio Negrinho

Vítima de feminicídio, Pricila Dolla será velada na Capela Mortuária de Volta Grande

Autor de disparos contra mulher em Volta Grande é preso em flagrante, confirma delegado

Amigos e familiares lamentam morte de Pricila Dolla

Feminicídio em Volta Grande: mulher é morta a tiros dentro de casa e ex-namorado tenta tirar a própria vida

Últimas notícias

NOTA DE FALECIMENTO

Bandeira tarifária das contas de luz segue amarela em julho

Prefeitura de São Bento do Sul anuncia horário especial de atendimento nesta segunda-feira (29)

Confira as vagas de emprego disponíveis no Sine de Rio Negrinho

Chuva retorna a Santa Catarina neste fim de semana e frio mais intenso perde força

Rio Negrinho: vacina contra a gripe segue disponível para toda a população a partir dos 6 meses em todos os Postos de Saúde