SAMU de São Bento do Sul completa 18 anos de atuação no município

Botões de Compartilhamento

No dia 1º de junho de 2025, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São Bento do Sul completa 18 anos de atuação, marcando quase duas décadas de dedicação e compromisso com a saúde e o bem-estar da população.

As atividades do SAMU no município tiveram início em 2007, com o objetivo de prestar atendimento pré-hospitalar móvel, oferecendo suporte rápido e eficiente às urgências e emergências. Desde então, o serviço se consolidou como uma referência essencial no atendimento à comunidade.

Um pouco da história

O SAMU tem suas origens na França, onde foi criado em 1986 como “Service d’aide médicale urgente”. No Brasil, o modelo foi implementado pela primeira vez em Ribeirão Preto (SP), em 1996, e, desde então, foi expandido para diversas cidades, sempre com o objetivo de garantir atendimento ágil e de qualidade à população.

Em São Bento do Sul, o SAMU realiza os atendimentos por meio da Viatura Bravo 12, que atualmente responde por uma média de 1.880 ocorrências por ano — um incremento de aproximadamente 55% em relação ao início das operações, que registrava cerca de 1.200 ocorrências anuais.

Como funciona o atendimento

O acesso ao serviço é feito pelo número 192. As ligações são atendidas pela Central de Regulação da Região, localizada em Joinville, onde médicos avaliam a gravidade do caso. Quando necessário, as equipes são acionadas e deslocadas até o local da ocorrência. Em muitas situações, o atendimento pode ser resolvido por orientação médica ainda durante a chamada, contribuindo para a redução da sobrecarga nos serviços hospitalares.

Em São Bento do Sul, o SAMU conta com uma equipe dedicada formada por quatro técnicos de enfermagem, quatro motoristas/socorristas e uma ambulância de suporte básico. A escala de atendimento é organizada em plantões de 24 horas, sempre com uma equipe composta por um técnico e um motorista/socorrista, garantindo que o serviço esteja disponível todos os dias, a qualquer hora.

Os profissionais são servidores públicos concursados, capacitados com cursos específicos e submetidos a constantes treinamentos e atualizações, com uma média de 200 horas anuais de reciclagem, assegurando a excelência no atendimento prestado.

Reconhecimento e gratidão

A Prefeitura de São Bento do Sul expressa sua mais profunda admiração e gratidão a todos os profissionais que fazem ou fizeram parte do SAMU. São homens e mulheres que, com dedicação, preparo e humanidade, salvam vidas diariamente e fazem deste serviço um exemplo de eficiência e compromisso social.

Notícias mais lidas

Polícia Militar recupera trator com registro de furto em Rio Negrinho

Vítima de feminicídio, Pricila Dolla será velada na Capela Mortuária de Volta Grande

Autor de disparos contra mulher em Volta Grande é preso em flagrante, confirma delegado

Amigos e familiares lamentam morte de Pricila Dolla

Feminicídio em Volta Grande: mulher é morta a tiros dentro de casa e ex-namorado tenta tirar a própria vida

Últimas notícias

NOTA DE FALECIMENTO

Bandeira tarifária das contas de luz segue amarela em julho

Prefeitura de São Bento do Sul anuncia horário especial de atendimento nesta segunda-feira (29)

Confira as vagas de emprego disponíveis no Sine de Rio Negrinho

Chuva retorna a Santa Catarina neste fim de semana e frio mais intenso perde força

Rio Negrinho: vacina contra a gripe segue disponível para toda a população a partir dos 6 meses em todos os Postos de Saúde