Casarão Histórico: moinho da década de 30 reabre como polo cultural em Santa Catarina

Botões de Compartilhamento

No próximo sábado, dia 7, Campo Alegre (SC) celebra a reabertura de um importante patrimônio histórico: o Casarão que já foi moinho na década de 1930 e que agora ressurge completamente restaurado como um espaço gastronômico e cultural. Localizado no coração do empreendimento Paraíso das Araucárias, o Casarão representa um encontro perfeito entre a preservação da memória local e um novo conceito de urbanismo sustentável.

A edificação, que testemunhou décadas da história econômica da região quando abrigou a produção de amido de milho e fécula de batata, foi cuidadosamente restaurada, mantendo suas características arquitetônicas originais, incluindo a estrutura em estilo enxaimel que remete à colonização europeia no sul do Brasil.

Vale destacar, que o terreno foi comprado pela Família Hansen na década de 60,  virando a associação recreativa para os profissionais do Grupo Tigre. “Era um espaço de celebração, de união das pessoas e nós queremos manter isso com a abertura do Casarão”, reforça Felipe Hansen, presidente do Grupo CRH, responsável pelo empreendimento.

O Paraíso das Araucárias prevê a criação de um parque linear com aproximadamente 2 km de extensão, além de uma praça central com 17 mil m². O projeto foi concebido por meio da primeira Operação Urbana Consorciada (OUC) de Santa Catarina, um moderno formato de gestão pública que propõe inúmeras contrapartidas sociais, econômicas e ambientais.

Um novo destino turístico

Estrategicamente localizado entre a Cascata Paraíso e o centro da cidade, o Casarão e todo o complexo do Paraíso das Araucárias posicionam Campo Alegre como um destino turístico de montanha de destaque no Sul do Brasil. A apenas 54 km de Joinville e a cerca de 100 km de Curitiba, a cidade oferece clima ameno, paisagens deslumbrantes e agora, uma nova experiência gastronômica e cultural.

“O Casarão não é apenas um espaço comercial, mas um ponto de encontro que celebra nossa história, nossa cultura e nossa conexão com a natureza“, destaca Felipe Hansen.

A reabertura do Casarão marca o início de uma nova era para Campo Alegre, unindo preservação histórica, gastronomia de qualidade e desenvolvimento sustentável em um único espaço que promete encantar visitantes de todo o Brasil.

SERVIÇO

O quê: inauguração do Casarão – Polo Gastronômico

Quando: sábado, 7 de junho
Horário de funcionamento: 

Quinta: 16h às 23h

Sexta e sábado: 10h às 23h

Domingo: 10h às 22hOnde: Paraíso das Araucárias – Campo Alegre

Notícias mais lidas

Tragédia no interior de Major Vieira: criança de 5 anos morre atropelada por trator

Maitaca-verde é resgatada e recebe cuidados para reabilitação

Morre Preta Gil, aos 50 anos, após a luta contra o câncer

Jovens ficam feridas após queda de motocicleta na SC-112 em Rio Negrinho

Idoso morre após sair da pista com moto na SC-112 em Rio Negrinho

Últimas notícias

IMA divulga relatório de balneabilidade de julho

Polícia deflagra operação contra mulher que perseguiu e difamou padre por mais de um ano em SC

Isenção parcial em tarifaço preocupa Santa Catarina, e Facisc reforça defesa por negociação ampla com os EUA

Câmara de Vereadores de Rio Negrinho tem nova diretora: Carolina Draczynski assume função com apoio de vereadores e servidores

Rede municipal de ensino retorna às aulas na próxima segunda-feira (4) em São Bento do Sul

Câmbio Verde arrecada mais de 6 toneladas de recicláveis em São Bento do Sul