Léo Lins é condenado a oito anos de prisão por piadas preconceituosas

Botões de Compartilhamento

O humorista Léo Lins foi condenado pela Justiça Federal a 8 anos e 3 meses de prisão, em regime inicialmente fechado, por proferir discursos preconceituosos contra diversos grupos minoritários. A sentença foi proferida pela 3ª Vara Criminal Federal de São Paulo e cabe recurso.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A acusação, apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF), refere-se ao show “Perturbador”, de 2022, que alcançou cerca de 3 milhões de visualizações no YouTube.

Durante a apresentação, Lins faz piadas envolvendo temas sensíveis como abuso sexual, racismo, pedofilia, zoofilia, gordofobia, entre outros. O material inclui também referências jocosas a crimes e tragédias, como o incêndio na Boate Kiss, e citações a pessoas públicas.

Além da pena de reclusão, Lins foi condenado ao pagamento de uma multa correspondente a 1.170 salários mínimos, calculados com base no valor vigente à época do show. Ele também deverá pagar R$ 303,6 mil em indenização por danos morais coletivos.

A juíza federal Bárbara de Lima Iseppi considerou como agravante o contexto de diversão e descontração em que as declarações foram feitas, além da ampla divulgação do conteúdo.

A magistrada ressaltou que a liberdade de expressão não pode ser usada como escudo para propagar discursos de ódio e que o exercício da atividade humorística não é “passe-livre” para violação de direitos fundamentais.

“O exercício da liberdade de expressão não é absoluto nem ilimitado, devendo se dar em um campo de tolerância e expondo-se às restrições que emergem da própria lei”, escreveu a juíza.

“No caso de confronto entre o preceito fundamental de liberdade de expressão e os princípios da dignidade da pessoa humana e da igualdade jurídica, devem prevalecer os últimos.”

Fonte: InfoMoney

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

NOTA DE FALECIMENTO

NOTA DE FALECIMENTO

Câmara de Vereadores de Rio Negrinho define comissões permanentes para os trabalhos legislativos

Último período de matrículas na rede estadual de ensino de SC começa nesta terça-feira

Proteção e fé: terça-feira tem missa com bênção da garganta na Igreja Matriz e em Volta Grande

Rio Negrinho realiza os primeiros mutirões do programa Pet Levado a Sério do ano