Secretaria de Estado da Saúde realiza Capacitação sobre Estomias e Epidermólise Bolhosa em São Bento do Sul

Botões de Compartilhamento

Nos dias 3 e 4 de junho, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu, em São Bento do Sul, o Seminário de Capacitação da Atenção à Saúde das Pessoas com Estomias e Epidermólise Bolhosa. O objetivo foi orientar e capacitar profissionais de saúde que atuam no atendimento de aproximadamente 6 mil pacientes no estado com essas condições.

Fotos: Divulgação Ascom/SES

Essa etapa do evento contou com a participação de 66 profissionais da área da saúde, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais que atuam nos hospitais da rede pública e na atenção primária à saúde dos municípios da região.

“Reforçamos a importância da participação dos profissionais da rede na atualização e no aprimoramento do manuseio adequado das tecnologias fornecidas pela SES, para que possam atender e orientar corretamente os pacientes”, explica Jaqueline Reginatto, gerente de Habilitações e Redes de Atenção da SES.  

Organizado pela SES, em parceria com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o seminário ocorreu ao longo de dois dias, oferecendo aulas teóricas, práticas e mesas de discussão, com foco na atualização de conhecimentos e na troca de experiências entre os profissionais.

Condições de saúde 

A estomia é uma cirurgia para criação de uma abertura na parede abdominal ou na traqueia de forma definitiva ou provisória. Essa intervenção visa estabelecer uma via alternativa de comunicação com o meio externo para eliminação de urina ou fezes, além de auxiliar na respiração ou alimentação, contribuindo para a melhora na qualidade de vida do paciente.

Santa Catarina é o único estado do país a oferecer insumos padronizados para a reabilitação fonatória e pulmonar. Dos dez itens fornecidos aos pacientes, apenas a laringe eletrônica é disponibilizada pelo Ministério da Saúde; os demais são adquiridos com recursos próprios da SES. Atualmente, o estado possui cadastro de 5.867 pacientes, sendo 5.577 com estomias intestinais e urinárias, e 290 com estomias respiratórias.

A Epidermólise Bolhosa é uma doença genética rara, hereditária, que provoca a formação de bolhas na pele após mínimos atritos ou traumas, podendo se manifestar já no nascimento. Santa Catarina possui o programa “SC Cuidando das Borboletas”, criado para atender esses pacientes pelo SUS em unidades de referência, além do fornecimento de insumos necessários ao tratamento, custeados pelo Governo do Estado até que estejam padronizados no SUS em todo o país. Santa Catarina foi o primeiro estado brasileiro a criar um programa específico para o tratamento dessa condição em fevereiro de 2024.

Fonte: Agência de Notícias SECOM

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Lei municipal proíbe fogos de artifício com barulho em Rio Negrinho

Entre balões, abraços e despedidas: alunos do Colégio Jorge Zipperer vivem último dia de aula com emoção e reconhecimento

VÍDEO: Estátua da Havan desaba após fortes rajadas de vento de 90km/h no RS

Natal Solidário em Rio Negrinho arrecada mais de uma tonelada de alimentos com pista de patinação

Câmara de Vereadores de Rio Negrinho inaugura ampliação da sede com novos espaços modernos

Confira a previsão do tempo para esta semana em SC