Granizo do tamanho de ovos causa estragos em dezenas de cidades catarinenses

Botões de Compartilhamento

Na noite desta quarta-feira (4), cidades do Meio-Oeste, do Oeste e do Norte de Santa Catarina registraram forte granizo devido a uma tempestade severa que atingiu o Estado. O fenômeno ocorreu em pelo menos 17 cidades, conforme o último levantamento da Defesa Civil, na manhã desta quinta-feira (5). Pedras de gelo do tamanho de ovos foram registradas em Lebon Regis, no Meio-Oeste, causando estragos em pelo menos 30 casas. Em Videira, o granizo e o vendaval atingiram fortemente a zona rural, com 300 residências e barracões agrícolas afetados.

Fenômeno atingiu os municípios Fraiburgo e Lebon Regis, no Meio-Oeste - Foto: Redes sociais, Reprodução

Em Ibiam, cerca de 200 casas tiveram telhados danificados, além de aviários e estruturas públicas. Em Fraiburgo, os bairros Bela Vista, Jardim América e São Miguel foram os mais atingidos, com 180 imóveis danificados.

Herval’Oeste foi atingida nas localidades de Sede Sarandi, Capoeirada e Barra Verde. Em Ibicaré, duas comunidades rurais sofreram com o granizo, que danificou casas e instalações agrícolas. Já Tangará teve mais de cinco comunidades rurais atingidas e pelo menos 50 residências danificadas. Calmon teve granizo em áreas centrais e rurais, mas sem registros de habitações afetadas.

As prefeituras de Ibiam, Videira, Fraiburgo, Tangará, Herval D’Oeste e Lebon Régis confirmaram que irão emitir decreto de emergência e solicitar Instrumento de Avaliação de Danos (IAH) para obter apoio estadual e federal. Em Calmon, a prefeitura ainda avalia a situação e farão novos levantamentos. Ibicaré ainda não informou se irão formalizar a solicitação de recursos.

Conforme a Defesa Civil, o fenômeno se caracterizou como uma tempestade severa, comumente é acompanhada por raios, rajadas de vento superiores aos 80 km/h e granizo de tamanho com diâmetro superior a 2 cm e/ou com acumulação, além de chuva intensa.

O fenômeno também foi registrado na região Oeste do Estado, nos municípios de Bom Jesus, Ouro Verde, Faxinal dos Guedes, Passos Maia, Lajeado Grande e Xanxerê. No Norte, São Bento do Sul também registrou estragos.

Outras cidades de Santa Catarina foram atingidas pela tempestade na quarta-feira. À tarde, São Miguel D’Oeste teve destelhamentos, queda de telhas e de árvores devido a um vendaval, principalmente no bairro São Luiz.

O município de Lajeado Grande, no Oeste, registrou a formação de uma nuvem funil, também à tarde. Segundo a defesa Civil, o fenômeno se caracteriza por uma coluna de ar em rotação que, quando toca o solo, dá origem a um tornado.

Herval D’Oeste – Foto: Defesa Civil/Reprodução

Como fica o tempo nesta quinta-feira

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para a passagem de uma frente fria pelo estado que irá reforçar o quadro de instabilidade, com a ocorrência de tempestades desde as primeiras horas do dia no estado catarinense, nesta quinta-feira (5). As chuvas devem ter início na região Grande Oeste.

São esperados, pela Defesa Civil, temporais com raios e chuva intensa, com risco moderado a muito alto para alagamentos e enxurradas, assim como para danos associados a ventos intensos e granizo, como destelhamentos, queda de galhos, árvores e postes de energia.

Devido ao tempo mais nublado e das chuvas, as temperaturas não apresentam grande variação ao longo do dia, com máximas entre 15°C e 22°C na maior parte do estado.

Florianópolis emitiu alerta para a previsão de temporais com chuva intensa entre a noite desta quarta-feira (4) e quinta-feira (5). Uma passagem de frente fria sobre a região pode causar risco elevado para diversas ocorrências, segundo o órgão.

As ocorrências para risco elevado incluem: ventania, descargas elétricas (raios) e queda de granizo. Com isso, aumentam as chances de ocorrências como alagamentos, enxurradas, quedas de galhos e árvores, destelhamentos e danos à rede elétrica.

Com informações da NSC Total

Notícias mais lidas

Tragédia no interior de Major Vieira: criança de 5 anos morre atropelada por trator

Maitaca-verde é resgatada e recebe cuidados para reabilitação

Morre Preta Gil, aos 50 anos, após a luta contra o câncer

Jovens ficam feridas após queda de motocicleta na SC-112 em Rio Negrinho

Idoso morre após sair da pista com moto na SC-112 em Rio Negrinho

Últimas notícias

Homem de 63 anos sofre ferimentos graves após ser atropelado em São Bento do Sul

Através de denúncia anônima, homem é preso pelos crimes de adulteração de sinal de veículo automotor e maus-tratos a animais em Rio Negrinho

Polícia Militar de São Bento do Sul apoia operação de combate ao tráfico de drogas em Piên

IMA divulga relatório de balneabilidade de julho

Polícia deflagra operação contra mulher que perseguiu e difamou padre por mais de um ano em SC

Isenção parcial em tarifaço preocupa Santa Catarina, e Facisc reforça defesa por negociação ampla com os EUA