30 casos internados e três mortes: Rio Negrinho emite decreto de emergência por aumento de doenças respiratórias

Botões de Compartilhamento

A Prefeitura de Rio Negrinho decretou situação de emergência em saúde pública no dia 30 de maio, em razão do expressivo aumento nos casos de doenças respiratórias no município. A medida vem após semanas de crescente demanda nos atendimentos médicos e internações, incluindo três mortes recentes relacionadas a síndromes respiratórias.

Segundo informações obtidas pela equipe do Perfil Multi, a secretária municipal de Saúde, Cristiane Virmond, reforça que o cenário é preocupante, principalmente devido à baixa adesão da população à vacina contra a gripe. “A adesão está muito baixa. Estamos fazendo o impossível para que as pessoas tomem consciência e se vacinem. Estamos em um período complicado, com a chegada do frio”, destaca.

Para facilitar o acesso, a unidade de saúde central está funcionando em horário estendido, das 8h às 19h de segunda a sexta-feira, e também aos sábados, das 8h às 12h. A vacina contra a gripe é gratuita, segura e está disponível em todas as unidades de saúde da cidade.

Cristiane também faz um alerta sobre a importância do uso de máscaras para pessoas com sintomas respiratórios, a fim de evitar o contágio de outras pessoas.

Os dados mais recentes mostram que 30 pessoas foram hospitalizadas nas últimas semanas por complicações respiratórias e três mortes foram registradas. Os índices de vacinação entre os grupos prioritários estão muito abaixo do ideal:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos: 34,5%
  • Gestantes: 64,5%
  • Idosos: 48,1%

Na Fundação Hospitalar, o aumento na demanda também é expressivo. A coordenadora de enfermagem do hospital, Patrícia Soares, relata que apenas no mês de maio foram registrados cerca de 1 mil atendimentos no pronto-socorro, todos relacionados a sintomas gripais. “É um número muito alto. A maioria das pessoas que nos procura está com quadros respiratórios ou gripais”, afirma a enfermeira.

A Secretaria de Saúde reforça o apelo à população: vacine-se e incentive sua família a fazer o mesmo. A prevenção é a forma mais eficaz de proteger a si mesmo e a quem está ao seu redor.


📌 ATENDIMENTO EXTRAORDINÁRIO NO CIS

Para ampliar o acesso à vacinação contra a gripe, o CIS (Centro Integrado de Saúde) está atendendo todos os sábados, das 8h às 12h.

Neste período de emergência em saúde pública, a ação visa facilitar que mais pessoas procurem a imunização, especialmente aquelas que não conseguem se vacinar durante a semana.

✅ A vacina é gratuita, segura e indicada para todos os grupos prioritários.
👨‍👩‍👧‍👦 Leve sua família e ajude a proteger a comunidade!

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

PM prende homem condenado por extorsão em São Bento do Sul

Capotamento na BR-116 deixa duas pessoas feridas em Papanduva

Santa Catarina tem 4,2 mil vagas de emprego abertas pelo Sine

Santa Catarina exporta 2 milhões de toneladas de carnes em 2025 e bate recorde histórico no comércio internacional do setor

Proibida venda de fórmula infantil com risco de contaminação por toxina

Câmbio Verde – Prefeitura divulga cronograma do Programa Câmbio Verde para o mês de janeiro