30 casos internados e três mortes: Rio Negrinho emite decreto de emergência por aumento de doenças respiratórias

Botões de Compartilhamento

A Prefeitura de Rio Negrinho decretou situação de emergência em saúde pública no dia 30 de maio, em razão do expressivo aumento nos casos de doenças respiratórias no município. A medida vem após semanas de crescente demanda nos atendimentos médicos e internações, incluindo três mortes recentes relacionadas a síndromes respiratórias.

Segundo informações obtidas pela equipe do Perfil Multi, a secretária municipal de Saúde, Cristiane Virmond, reforça que o cenário é preocupante, principalmente devido à baixa adesão da população à vacina contra a gripe. “A adesão está muito baixa. Estamos fazendo o impossível para que as pessoas tomem consciência e se vacinem. Estamos em um período complicado, com a chegada do frio”, destaca.

Para facilitar o acesso, a unidade de saúde central está funcionando em horário estendido, das 8h às 19h de segunda a sexta-feira, e também aos sábados, das 8h às 12h. A vacina contra a gripe é gratuita, segura e está disponível em todas as unidades de saúde da cidade.

Cristiane também faz um alerta sobre a importância do uso de máscaras para pessoas com sintomas respiratórios, a fim de evitar o contágio de outras pessoas.

Os dados mais recentes mostram que 30 pessoas foram hospitalizadas nas últimas semanas por complicações respiratórias e três mortes foram registradas. Os índices de vacinação entre os grupos prioritários estão muito abaixo do ideal:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos: 34,5%
  • Gestantes: 64,5%
  • Idosos: 48,1%

Na Fundação Hospitalar, o aumento na demanda também é expressivo. A coordenadora de enfermagem do hospital, Patrícia Soares, relata que apenas no mês de maio foram registrados cerca de 1 mil atendimentos no pronto-socorro, todos relacionados a sintomas gripais. “É um número muito alto. A maioria das pessoas que nos procura está com quadros respiratórios ou gripais”, afirma a enfermeira.

A Secretaria de Saúde reforça o apelo à população: vacine-se e incentive sua família a fazer o mesmo. A prevenção é a forma mais eficaz de proteger a si mesmo e a quem está ao seu redor.


📌 ATENDIMENTO EXTRAORDINÁRIO NO CIS

Para ampliar o acesso à vacinação contra a gripe, o CIS (Centro Integrado de Saúde) está atendendo todos os sábados, das 8h às 12h.

Neste período de emergência em saúde pública, a ação visa facilitar que mais pessoas procurem a imunização, especialmente aquelas que não conseguem se vacinar durante a semana.

✅ A vacina é gratuita, segura e indicada para todos os grupos prioritários.
👨‍👩‍👧‍👦 Leve sua família e ajude a proteger a comunidade!

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Médicos alertam: esses sintomas podem indicar câncer em estágio inicial

Bolsonaro recebe alta hospitalar; laudo aponta câncer de pele

Rio Negrinho oferece cursos profissionalizantes gratuitos em parceria com o SENAI

Conselho Municipal de Saúde aprova novo Protocolo de Acesso a Consultas e Exames em Rio Negrinho

Projeto de Lei que amplia liberdade econômica em Santa Catarina vai facilitar abertura de empresas no Estado 

Mais de 900 quilos de produtos impróprios para consumo são apreendidos durante operação em SC