Família Acolhedora completará 18 anos em Campo Alegre com campanha de valorização do serviço

Botões de Compartilhamento

Neste ano, o serviço Família Acolhedora completa 18 anos de atuação no município de Campo Alegre, consolidando-se como uma política pública essencial para a proteção de crianças e adolescentes em situação de violação de direito. Para marcar a data e reforçar a importância do acolhimento familiar temporário, o município foi contemplado com a realização de uma reportagem especial que dará visibilidade ao serviço prestado pelas famílias acolhedoras da cidade.

Ao longo dessas quase duas décadas, o Serviço em Campo Alegre já transformou a vida de diversas crianças, oferecendo a elas um ambiente seguro, afetivo e estruturado até que possam retornar à sua família de origem ou serem encaminhadas à adoção.

“É um serviço que vai muito além da assistência. Ele promove o cuidado, o afeto e a construção de vínculos importantes durante um momento delicado da vida dessas crianças. Celebrar os 18 anos do Serviço é reconhecer o trabalho das famílias acolhedoras e o compromisso do município com a proteção integral da infância e adolescência”, destacou a Psicóloga Danielle da Guia e a Assistente Social Daniela.

Para fortalecer essa rede de cuidado, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) desenvolve a campanha “Acolher em família faz a diferença”. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a sociedade catarinense sobre a importância do acolhimento familiar, um serviço que oferece proteção e cuidado a crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade. A campanha também busca ampliar o número de famílias acolhedoras habilitadas em todo o estado, promovendo o acolhimento em um ambiente familiar e amoroso como alternativa ao acolhimento institucional.

A reportagem produzida em Campo Alegre faz parte dessa mobilização estadual e destacará histórias reais vivenciadas no município. A expectativa é que, com mais divulgação, o serviço ganhe ainda mais visibilidade e incentive outras famílias a conhecerem e se cadastrarem no serviço.

Atualmente, o serviço é coordenado pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e atende rigorosamente aos critérios técnicos e legais definidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Política Nacional de Assistência Social.

Como funciona?
O Família Acolhedora é uma alternativa ao acolhimento institucional (abrigos), oferecendo às crianças um lar temporário com o acompanhamento constante da rede de proteção. As famílias interessadas em participar passam por um processo de inscrição, capacitação e avaliação psicossocial.

Quer saber mais?
A Secretaria de Assistência Social de Campo Alegre está à disposição para fornecer informações e esclarecer dúvidas sobre o serviço.

Participe, divulgue e apoie essa importante causa. Afinal, acolher em família faz, sim, toda a diferença!

Notícias mais lidas

Tragédia no interior de Major Vieira: criança de 5 anos morre atropelada por trator

Maitaca-verde é resgatada e recebe cuidados para reabilitação

Morre Preta Gil, aos 50 anos, após a luta contra o câncer

Jovens ficam feridas após queda de motocicleta na SC-112 em Rio Negrinho

Idoso morre após sair da pista com moto na SC-112 em Rio Negrinho

Últimas notícias

Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro por uso de redes socias

Pedestre morre após ser atropelado na BR-116 em Itaiópolis

Homem é vítima de golpe bancário em São Bento do Sul

IPVA em Santa Catarina já pode ser pago via PIX a partir desta segunda-feira (4)

Deputada Ana Campagnolo lança livro em Rio Negrinho com entrada solidária 1 kg de alimento

Fundação Cultural convidam jovens para cursos gratuitos da Escola da Criatividade da SCAR