Operação Miraculum Piscis: Polícia Federal investiga fraude em pescados em SC

Botões de Compartilhamento

Na manhã desta terça-feira (17), a Polícia Federal deflagrou a Operação Miraculum Piscis, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento na comercialização irregular de pescados e falsificação de selos de inspeção sanitária.

Foto: PF/Divulgação

Somente em Santa Catarina, foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão em oito municípios: Penha, Itajaí, Navegantes, Barra Velha, Balneário Piçarras, Itapema, Gaspar e São José. Outros 18 mandados foram executados nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Goiás e Bahia.

A investigação teve início após uma fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em uma empresa de Penha, onde foram identificados indícios de falsificação de selos do Serviço de Inspeção Federal (SIF). A partir desse levantamento, a PF identificou outras empresas que também estariam utilizando selos adulterados, além de notas fiscais falsas para comercializar peixes com possíveis irregularidades.

Segundo a Polícia Federal, as fraudes envolviam práticas como adição de água aos produtos, substituição de espécies, uso de espécies proibidas ou capturadas durante o período de defeso, e comercialização de pescados sem autorização dos órgãos competentes.

Segundo a Polícia Federal, os crimes investigados seriam associação criminosa, falsificação de selo público, falsidade ideológica, uso de documento falso, adulteração de alimentos, crimes ambientais, crimes contra a ordem tributária e contrabando.

Vídeo: PF/Divulgação

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Governo do Rio contabiliza 119 mortes e nega que operação foi chacina

Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação no Complexo da Penha; total de mortos pode chegar a 130

Grupo Zonta assine lojas do Compre Mais e anuncia planos para as unidades

Confira as vagas de emprego disponíveis no SINE de Rio Negrinho

Coletiva de imprensa da Rede Condor acontece neste momento em São Bento do Sul

Cobras, tucanos e papagaios são resgatados em operação contra tráfico de animais em SC; cinco pessoas foram presas