Os cabelos merecem cuidados especiais no inverno

Botões de Compartilhamento

Assim como no verão, quando os cabelos precisam de cuidados específicos para evitar danos provocados pelo sol, água do mar e piscina, as baixas temperaturas do inverno também exigem a adaptação da rotina para que os fios e o couro cabeludo permaneçam saudáveis na época mais fria do ano. Durante o inverno, com as temperaturas mais baixas e a água quente do chuveiro, os fios ficam mais ressecados e com tendência ao frizz. Para compensar os danos, é importante manter uma rotina de cuidados específicos nesta época do ano.

Back view of a woman washing her hair with a shampoo in bathroom. Copy space.

Potencialize a hidratação

O ar seco e a temperatura fria comuns do inverno podem causar um ressecamento extra nos fios, além da baixa umidade do ar, a água quente do chuveiro, que costuma ser usada com maior frequência nessa época do ano, prejudica ainda mais a saúde capilar e deixa o cabelo mais seco.

Não deixe de lavar o cabelo

No inverno, muitas pessoas diminuem a frequência da lavagem capilar, seja para evitar os fios molhados em dias frios ou porque não sentem a necessidade de manter a mesma frequência de lavagens do que no verão. Quando a pessoa fica muito tempo sem higienizar o cabelo, oleosidade, poluição, suor e células mortas vão sendo acumulados no couro cabeludo e podem obstruir a saída do folículo piloso, além de causar uma proliferação dos fungos. Tal hábito pode levar à foliculite, o que atrapalha que novos fios nasçam, e provocar inflamações que resultam na queda de cabelo.

Evite banhos muito quentes

Nada mais agradável do que um banho quentinho para aquecer, no entanto, assim como para a pele, a água quente do chuveiro pode causar danos aos cabelos. A alta temperatura, além de ressecar os fios, pode ainda criar um efeito rebote e aumentar a oleosidade do couro cabeludo, um movimento que acontece como forma de proteção do corpo contra a agressão gerada pelo calor. Por conta disso, é muito comum ter um aumento em casos de dermatite seborreica e na proliferação de fungos durante o inverno.

Seque bem os cabelos

É normal que, com as baixas temperaturas, os cabelos demorem mais tempo para secar naturalmente. Para evitar doenças causadas pela umidade excessiva na região, a dica dos especialistas é não ficar com os fios molhados por muitas horas – e, principalmente, nada de dormir com as mechas úmidas. Após sair do banho, use a toalha para tirar o excesso de água e utilize o secador em temperatura média para não danificar os fios com o calor, além de aplicar o protetor térmico.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Dupla é flagrada com maconha durante abordagem da PM em Porto União

Em função do engordamento da orla, Praia de Itapoá sinaliza trechos liberados e proibidos para banhistas por questão de segurança

VÍDEO: João-de-barro é salvo após ficar preso a cabos de energia em Canoinhas

Rio Negrinho amplia coleta de lixo eletrônico e disponibiliza três pontos de descarte

São Bento do Sul: Procon divulga nova pesquisa de preços do gás de cozinha e combustíveis

Descarte irregular e depredação levam à relocação de Ecopontos em Rio Negrinho