Medicamentos e animais peçonhentos lideram atendimentos do CIATox em SC

Botões de Compartilhamento

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou mais de 28,9 mil atendimentos em 2024. O número representa um aumento de 11% em relação ao ano anterior, conforme aponta o Relatório Anual da instituição, disponibilizado em junho. O serviço é mantido em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo – Foto: Divulgação Ascom/SES

Entre os principais motivos de assistência estão casos relacionados a medicamentos (29,6%), acidentes com animais peçonhentos (21,4%) e exposição a produtos químicos de limpeza e higienização (4,3%). As estações da primavera e do verão concentram a maior parte das ocorrências.

“Os atendimentos do CIATox são realizados gratuitamente pelo número 0800-643-5252. Também oferecemos o serviço de identificação de animais e plantas de interesse toxicológico por meio do recebimento de imagens. O Relatório Anual mostra uma visão geral dos principais registros, destaca alguns eventos toxicológicos e descreve as atividades mais relevantes desenvolvidas pela equipe. Com essas informações publicadas, a população toma conhecimento dos principais agentes causadores das intoxicações e envenenamentos, auxiliando na prevenção e cuidados referentes a estes agentes”, salienta a gerente do CIATox/SC, Danielle Bibas Legat Albino.

O documento também chama atenção para dados acumulados na última década. Foram 192 registros de acidentes com escorpião-amarelo e a identificação de cocaína em 72% dos óbitos associados ao uso de drogas de abuso.

Além das estatísticas, o relatório destaca as iniciativas desenvolvidas em comemoração aos 40 anos de atuação do CIATox/SC. Entre elas, o lançamento do Painel de Registros de Intoxicações e envenenamentos, elaborado em colaboração com o Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do Sistema Único de Saúde (CIEGES), disponível na aba Vigilância em Saúde do site cieges.saude.sc.gov.br.

As informações reveladas refletem o trabalho contínuo de profissionais e estudantes que atuam em regime de plantão, 24 horas por dia, sete dias por semana. São prestadas orientações técnicas em caráter de urgência, emergência, além de ações educativas e preventivas direcionadas tanto a profissionais de saúde quanto aos cidadãos.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Anvisa aprova novo medicamento para tratar fenilcetonúria

No Encontro Floripa Lixo Zero, Habitasul apresenta seus ‘cases’ ambientais e realiza Projeto Dazum Banho na praia de Jurerê  

Redução de 33% no número de vidas perdidas nas rodovias estaduais durante a Operação Alegria 2026

Carnaval em SC: Corpo de Bombeiros registra saldo positivo nas praias e atuação intensa em feriado violento nas rodovias federais

São Bento do Sul abre neste domingo (22) inscrições para o 1º Concurso de Osterbaum

Epagri reforça importância do manejo inicial contra cigarrinha-do-milho em SC