Governo de Santa Catarina abre mais 13 leitos de UTI para atender casos respiratórios graves

Botões de Compartilhamento

Diante do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Santa Catarina, o Governo do Estado está ampliando a estrutura da rede hospitalar com a abertura de 13 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos municípios de Criciúma e Timbó. Foram integradas ao Sistema Único de Saúde (SUS) três vagas no Hospital São José, em Criciúma, voltadas ao público adulto, e outras dez no Hospital e Maternidade Oase, em Timbó, sendo seis para adultos, duas neonatais e duas pediátricas.

Somados os 10 novos leitos de UTI abertos em Indaial, ampliamos a rede para mais 23 leitos o que irá contribuir com a assistência aos pacientes que desenvolvem a forma mais grave das doenças respiratórias. Por uma determinação do governador Jorginho Mello, estamos fortalecendo o sistema hospitalar e ampliando os atendimentos. Mas também é fundamental a colaboração da população, pois a vacina contra a gripe é a forma mais eficaz de proteção individual e coletiva”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

Com a ampliação, o Hospital e Maternidade Oase passa a dispor de 30 leitos de UTI Adulto, 10 Neonatais e 10 Pediátricos, todos classificados como tipo 2. As acomodações contam com tecnologia de ponta e com equipe multiprofissional capacitada para garantir assistência técnica, humana e segura.

“Esses novos leitos reafirmam o nosso compromisso com a saúde pública e nos integram com ainda mais força a rede estadual de atenção hospitalar de Santa Catarina”, afirma o diretor administrativo do Hospital Oase, Robson Almeida. “Essa conquista é fruto de uma parceria sólida com o Estado, por meio do secretário Diogo, e representa um reforço essencial para toda a região”, acrescenta o diretor técnico, Paolo Piermarini.

No Hospital São José, os três novos leitos se somam ao suporte já existente, totalizando agora 33 leitos de UTI Adulto. A medida expande a capacidade de atendimento da região Sul e de todo o estado. Desde que passaram a ser contratualizados pelo Governo de Santa Catarina, os leitos da instituição têm recebido pacientes de outras macrorregiões, evidenciando o funcionamento articulado da rede pública de saúde.

“Em solicitação do Estado, em relação ao aumento de leitos de UTI diante da demanda atual por conta das doenças respiratórias, avaliamos e identificamos a possibilidade de utilizar três leitos da rede privada para ampliar a oferta no sistema público de saúde, contribuindo para que possamos vencer mais esse momento que Santa Catarina está enfrentando”, destaca o diretor executivo da unidade, Juliano Petters.

Todas as novas acomodações já estão habilitadas junto à Secretaria de Estado da Saúde e disponíveis para encaminhamento de pacientes que necessitam de cuidados intensivos.

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Pela primeira vez na história, Banda Tureck de Rio Negrinho se apresenta na Oktoberfest em Blumenau

Homem é resgatado após se jogar de ponte em Rio Negrinho

Confira as vagas de emprego disponíveis no SINE de Rio Negrinho

Trabalhador sofre queimaduras durante incêndio em aerogerador em SC

Veículo com 80 garrafas de vinho argentino é apreendido por descaminho em Porto União

Escola Elias Graboski passa por reforma e melhorias para garantir mais conforto e qualidade no ensino