Atividade econômica de SC sobe 7,1% no ano até abril

Botões de Compartilhamento

A atividade econômica de Santa Catarina cresceu 7,1% de janeiro a abril de 2025 em comparação com igual período do ano passado, de acordo com o indicador de desempenho econômico medido pelo Banco Central (IBCR), colocando o estado com o segundo maior crescimento do país.

O resultado do primeiro quadrimestre superou a média nacional do período, que foi de 3,5%. Considerado uma prévia do PIB, o indicador recuou 1% em abril na comparação com março, enquanto a média nacional do mês subiu 0,2% no mesmo período.

Foto: Divulgação/Nidec

“O resultado na análise mensal da atividade econômica mostra sinais de desaceleração recente, refletindo um ambiente de negócios mais desafiador, marcado por juros elevados e restrições no crédito”, analisa a economista Camila Morais, do Observatório FIESC.

Dados compilados pelo Observatório FIESC apontam que a indústria foi o principal vetor para esse crescimento. A produção industrial catarinense acumula alta de 6,4% de janeiro a abril, favorecendo a atividade econômica do estado. Na indústria, puxaram o resultado setores como a fabricação de máquinas e equipamentos, que registrou aumento de 18,7% no ano; a fabricação de produtos de metal, que teve crescimento de 17,9% nos quatro primeiros meses de 2025 e também a fabricação de veículos, que subiu 13,4% no período, na comparação com 2024.

O setor de comércio teve alta de 5,9% no acumulado do ano até abril, puxado pelo crescimento das vendas de outros artigos de uso pessoal e doméstico, de 18,9% no período. Também impulsionam o resultado as vendas de Tecidos, vestuário e calçados, que apresentaram incremento de 10% no período, e as vendas de hipermercados e supermercados, que avançaram 8,4% de janeiro a abril. A despeito do bom desempenho no acumulado do ano, em abril o comércio registrou recuo de 1,8% em relação a março.

O setor de serviços em Santa Catarina apresentou aumento de 4,9% de janeiro a abril na comparação com igual período de 2024. Os serviços prestados às famílias, como restaurantes, avançaram 11,9% no primeiro quadrimestre. Também impactaram positivamente o resultado o crescimento de 10% das atividades turísticas e de 7% dos serviços de transportes, auxiliares e correio. Considerando apenas o mês de abril, o segmento apresentou alta de 0,5% na comparação com o mês anterior.

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

O projeto “Assistência + Perto de você”, acontece neste sábado (13) na Unidade de Saúde do Lençol

Porto de São Francisco do Sul reduz em 70% tempo de espera de navios com fertilizantes

SAMAE participa de seminário sobre o futuro da infraestrutura em Santa Catarina

Inscrições abertas para o 37º Encontro do Grupo de Apoio da ABRAz em Rio Negrinho

Polícia Civil desarticula quadrilha armada que aterrorizava produtores com furto de gado em Itaiópolis

Prefeitura de Campo Alegre instala novas lixeiras no Centro