Orquestra Filarmônica leva trilhas de cinema a três cidades da regiãoProjeto gratuito celebra 70 anos da Filarmônica de São Bento do Sul com apresentações emocionantes

Botões de Compartilhamento

A mais antiga orquestra em funcionamento contínuo da América Latina está prestes a encantar plateias de três cidades da região com um espetáculo que vai além da música. A Orquestra Filarmônica de São Bento do Sul, que celebra 70 anos de trajetória em 2025, apresenta o projeto “Uma Noite no Cinema”. Serão três concertos gratuitos, que transformarão trilhas sonoras inesquecíveis de filmes em verdadeiras experiências.

O projeto, que nasceu como piloto em 2024 e foi um sucesso absoluto, retorna este ano em nova edição com estrutura ampliada, mais músicos e novas cidades no roteiro. Campo Alegre, Rio Negrinho e São Bento do Sul serão palco dessa celebração gratuita à música e ao cinema. “Trilha sonora em filme não é só música, é memória também”, afirma o maestro e diretor da Escola de Música Donaldo Ritzmann, Maicon Rocha.

É exatamente essa memória afetiva que a Orquestra pretende despertar nos espectadores, com arranjos que passam de clássicos do cinema de ação e aventura, até grandes romances e animações que marcaram gerações. A proposta vai além da apresentação musical. “Não vão ser somente apresentações, serão imersões”, garante o maestro.

Luzes, figurinos e repertório cuidadosamente ensaiados criam uma atmosfera única e emocionante.

Os concertos serão conduzidos pelo maestro Maicon Rocha, que lidera uma formação composta por músicos das famílias de cordas, sopros e percussão. “A nossa Orquestra é motivo de orgulho para a cidade. É feita por pessoas daqui, que dedicam sua arte para transformar a cultura local”, reforça Maicon.

O projeto é realizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina, com aprovação da Fundação Catarinense de Cultura, e conta com o patrocínio da Buddemeyer e apoios locais.

Agende-se
A primeira apresentação ocorre neste domingo, dia 6 de julho, a partir das 12 horas, durante o Festival de Inverno de Campo Alegre, no palco localizado no Calçadão da Cascatinha. A segunda apresentação ocorre no dia 29 de agosto, na Sociedade Musical, em Rio Negrinho.

E, por fim, o projeto chega a São Bento do Sul, no dia 13 de setembro, com a apresentação no Centro Cultural Dr. Genésio Tureck. Para São Bento do Sul e Rio Negrinho, haverá necessidade de retirada dos ingressos devido a limitação de espaço. Os links estarão disponíveis na semana dos espetáculos.

Patrimônio histórico
Em reconhecimento à sua importância cultural, a Orquestra Filarmônica será tombada como patrimônio histórico de São Bento do Sul. O gesto celebra sua longevidade, e reforça o papel central da música na formação cultural da comunidade.

Para saber mais, acompanhe pelo Instagram: @ofsbs.oficial

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Presidente do Sindicom, Enrico Fagundes, participa de missão Buenos Aires que fortalece laços comerciais entre Santa Catarina e Argentina

Colégio Cenecista São José anuncia expansão e reabre o Ensino Médio em 2026

Celesc orienta consumidores sobre segurança e economia na instalação de luzes natalinas

Concerto da Banda Sinfônica EMUVAMA promete encantar o público na próxima terça-feira (18), em Rio Negrinho

Alunos da EMEB Menino Jesus visitam a Prefeitura e aprendem sobre o funcionamento da administração pública

Adolescente de 14 anos é apreendido suspeito de estuprar criança de 9 anos em SC