Cuidados com a pele durante o inverno: dicas para proteger a sua

Botões de Compartilhamento

Com a chegada dos dias frios, é normal dar aquela relaxada nos cuidados diários com o nosso rosto. Afinal, todos sabemos que seguir a rotina diária no inverno pode ser uma missão um pouco preguiçosa, não é mesmo. Porém, é importante entendermos que, durante todas as estações do ano, a nossa pele precisa de cuidados especiais, pois cada clima gera um impacto diferente na saúde do nosso rosto.

Como cuidar da pele no inverno

Mesmo que não pareça, o inverno é a estação do ano que mais prejudica a nossa pele. Isso porque os hábitos cotidianos mudam consideravelmente em relação às outras estações. Por exemplo:

– No inverno, as pessoas ingerem uma quantidade menor de água por não sentirmos tanta sede, há uma redução da transpiração devido à baixa umidade e à temperatura fria, o vento gelado tende a deixar a derme mais ressecada.

– As pessoas fogem da rotina de pele, principalmente a aplicação de cremes pós-banho, com o frio as pessoas têm mais fome, e comer doces e gorduras para aumentar a saciedade. Os banhos quentes contribuem para a retenção de água e remoção excessiva da oleosidade natural da derme, especialmente do rosto. Como consequência desses hábitos, a desidratação e o ressecamento surgem, trazendo a sensação de repuxamento no rosto, descamações, coceiras e uma pele mais sensível.

– Portanto, esse conjunto de práticas mais comuns do inverno demanda uma rotina de skincare apropriada que considere os cuidados com a pele no inverno.

Dicas para proteger sua pele nessa estação

No inverno, a rotina básica de skincare não muda drasticamente, mas precisamos de atenção extra em algumas etapas que são ainda mais importantes. A limpeza não é negociável, mas se está muito frio e você quer fugir da água gelada é preferível usar água micelar do que evitar completamente essa fase. Dê preferência a sabonetes hidratantes ou para produtos que tenham em sua composição a ação para hidratação. A seguir conheça outros cuidados com a pele no inverno.

Lembre-se de cuidar do corpo todo

Até aqui a gente só conversou sobre a face, mas e o corpo? Da mesma forma que a pele do rosto sofre com o frio, a do corpo também fica ressecada. A barreira lipídica da pele fica comprometida, deixando os tecidos expostos a agressões externas. Então não se esqueça de cuidar da pele do corpo todo.

Não se esqueça dos lábios

Os lábios possuem tecidos mais sensíveis que o restante do corpo e da face, já que carecem de glândulas sebáceas, as grandes responsáveis por formar uma camada que retém a umidade. Durante o inverno, é comum que os lábios fiquem ressecados com mais facilidade, levando a descamação e fissuras.

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Projeto de Lei que amplia liberdade econômica em Santa Catarina vai facilitar abertura de empresas no Estado 

Mais de 900 quilos de produtos impróprios para consumo são apreendidos durante operação em SC

Segurança do Paciente: Saúde SC reforça compromisso com o cuidado neonatal e pediátrico

Carreta tombada causa lentidão no trevo de acesso a Rio Negrinho

Rio Negrinho se prepara para sediar o 25º Campeonato Catarinense Sênior de Bolão

Alunas Da EMEB Maria José Duarte Silva Bernardes Se Destacam Na X FEBIC