Cuidados com a pele durante o inverno: dicas para proteger a sua

Botões de Compartilhamento

Com a chegada dos dias frios, é normal dar aquela relaxada nos cuidados diários com o nosso rosto. Afinal, todos sabemos que seguir a rotina diária no inverno pode ser uma missão um pouco preguiçosa, não é mesmo. Porém, é importante entendermos que, durante todas as estações do ano, a nossa pele precisa de cuidados especiais, pois cada clima gera um impacto diferente na saúde do nosso rosto.

Como cuidar da pele no inverno

Mesmo que não pareça, o inverno é a estação do ano que mais prejudica a nossa pele. Isso porque os hábitos cotidianos mudam consideravelmente em relação às outras estações. Por exemplo:

– No inverno, as pessoas ingerem uma quantidade menor de água por não sentirmos tanta sede, há uma redução da transpiração devido à baixa umidade e à temperatura fria, o vento gelado tende a deixar a derme mais ressecada.

– As pessoas fogem da rotina de pele, principalmente a aplicação de cremes pós-banho, com o frio as pessoas têm mais fome, e comer doces e gorduras para aumentar a saciedade. Os banhos quentes contribuem para a retenção de água e remoção excessiva da oleosidade natural da derme, especialmente do rosto. Como consequência desses hábitos, a desidratação e o ressecamento surgem, trazendo a sensação de repuxamento no rosto, descamações, coceiras e uma pele mais sensível.

– Portanto, esse conjunto de práticas mais comuns do inverno demanda uma rotina de skincare apropriada que considere os cuidados com a pele no inverno.

Dicas para proteger sua pele nessa estação

No inverno, a rotina básica de skincare não muda drasticamente, mas precisamos de atenção extra em algumas etapas que são ainda mais importantes. A limpeza não é negociável, mas se está muito frio e você quer fugir da água gelada é preferível usar água micelar do que evitar completamente essa fase. Dê preferência a sabonetes hidratantes ou para produtos que tenham em sua composição a ação para hidratação. A seguir conheça outros cuidados com a pele no inverno.

Lembre-se de cuidar do corpo todo

Até aqui a gente só conversou sobre a face, mas e o corpo? Da mesma forma que a pele do rosto sofre com o frio, a do corpo também fica ressecada. A barreira lipídica da pele fica comprometida, deixando os tecidos expostos a agressões externas. Então não se esqueça de cuidar da pele do corpo todo.

Não se esqueça dos lábios

Os lábios possuem tecidos mais sensíveis que o restante do corpo e da face, já que carecem de glândulas sebáceas, as grandes responsáveis por formar uma camada que retém a umidade. Durante o inverno, é comum que os lábios fiquem ressecados com mais facilidade, levando a descamação e fissuras.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Homem morre após carro cair em ribanceira de 40 metros em Porto União

Tarifa de gás natural tem redução de até 10% em Santa Catarina

Carga de cigarros contrabandeados é apreendida em Porto União

Xadrez da FMD de São Bento do Sul, é destaque na penúltima Etapa do Xadrez Rápido

Culto termina com confusão, homem armado e briga por causa de traição em Joinville

Bebê de 1 ano e 7 meses é encontrada morta em açude após desaparecer de casa