Nesta terça-feira, 1º de julho, a cidade de Rio Negrinho foi palco de um importante momento para a construção de políticas públicas sociais: a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social. Realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, a conferência trouxe como tema central “20 Anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”, em alusão às duas décadas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O evento reuniu representantes do poder público, da sociedade civil, trabalhadores da área e usuários dos serviços socioassistenciais. Mais do que uma comemoração, o encontro foi um espaço democrático de escuta, debate e construção coletiva, reafirmando a importância da participação popular na formulação e aprimoramento das políticas públicas.
A programação contou com uma apresentação cultural, palestra sobre os avanços e desafios enfrentados pelo SUAS desde sua criação, e grupos de trabalho que debateram propostas voltadas para o fortalecimento das políticas socioassistenciais no município.Ao final da conferência, as propostas discutidas e aprovadas em plenária foram reunidas em um relatório final que será encaminhado à Comissão Organizadora Estadual.
Este documento servirá de base para a etapa estadual da Conferência de Assistência Social, que acontecerá entre os dias 7 e 9 de outubro de 2025.A conferência reforçou que o engajamento da população e dos profissionais do setor é essencial para garantir políticas públicas eficazes, inclusivas e que atendam às reais necessidades da comunidade.